“Floresta Viva: Educação Florestal pelas Artes”

551
“Floresta Viva: Educação Florestal pelas Artes”.
Smartfire 728×90 – 1

Mais de 100 crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas de Albergaria-a-Velha, Águeda e Anadia participam no projeto “Floresta Viva: Educação Florestal pelas Artes”.

A iniciativa inovadora, promovida pela Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV), será apresentada publicamente na inauguração da ExpoFlorestal (17 a 19 de maio), em Albergaria-a-Velha.

Ao longo de seis sessões mensais, os alunos são sensibilizados para as questões florestais. Temas como “O clima e a Floresta”, “Natureza e Biodiversidade da Floresta Portuguesa”, “O Homem e a Floresta”, “A importância da Água e o seu ciclo na Floresta”, “Cuidar da Floresta”, “Conceção de produtos e uso eficiente de recursos florestais” são trabalhados, através das Artes, por uma equipa de profissionais da AlbergAR-TE, associação cultural com mais de 20 anos de experiência.

É uma forte aposta que fazemos na educação das novas gerações em que privilegiamos as Artes e as Emoções para a criação de laços afetivos com o nosso património florestal. É preciso conhecer para cuidar e porque acreditamos que todos juntos somos Floresta, o trabalho em rede com os municípios é crucial para termos uma Floresta Viva”, explica Luís Sarabando, da AFBV, responsável pelo projeto.

Teatro musical

Com o acompanhamento de engenheiros florestais, os alunos, com idades entre os seis e nove anos, descobrem quais as espécies, animais e profissões que integram a realidade da floresta portuguesa. E através da música, ritmo e movimento, canto e escrita criativa dão forma ao espetáculo final, um teatro musical feito por crianças e dirigido a todas as idades, como explica Vítor Valente, da AlbergAR-TE, coordenador artístico: “Criamos um serviço educativo em que propomos outras perspetivas sobre as Artes. Há uma forte influência das histórias tradicionais que serviram de inspiração para que as crianças, com recurso à escrita criativa e conscientes da realidade da floresta portuguesa, escrevessem o guião. Vamos apresentar um espetáculo com força artística feito por crianças, mas que nada tem de infantil”.

A apresentação do teatro musical irá decorrer durante a inauguração da ExpoFlorestal, a maior feira da floresta da península ibérica. A organização espera receber mais de 10 mil pessoas, entre as quais, alunos de diferentes escolas da região. O objetivo é que outras crianças, não abrangidas pelo projeto, assistam ao espetáculo e tenham acesso a mensagens positivas sobre a importância de uma Floresta Viva.

Publicidade, Serviços & Donativos