‘Festival de fazedores de artes’ anima Albergaria-A-Velha

635
Festival da Albergar-te.
Dreamweb 728×90 – Video I

Pelo 5º ano consecutivo a associação cultural AlbergAR-TE irá levar a efeito nos dias 13, 14 e 15 de Setembro de 2019 a 5ª edição do ‘Dos modos nascem as coisas – Festival de fazedores de artes’, ocupando o espaço da Alameda 5 de Outubro (centro de Albergaria) e o CTAlba.

Este festival é realizado numa parceria da AlbergAR-TE com o Município de Albergaria-a-Velha e o apoio da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior. Conta ainda com o apoio de empresas e de algumas associações locais. Decorrendo na alameda central de Albergaria, todo o festival é aberto e gratuito.

Um festival dedicado às artes, um conceito aberto sobre a criação artística em geral, contemplando tanto as artes e ofícios tradicionais como contemporâneos e as diversas artes performativas, da música ao teatro, do circo à performance. Os MODOS são igualmente um ponto de encontro de gentes da cultura e de criação de pensamento. Nos MODOS pretende-se misturar a criação artística e a discussão cultural com a festa e a feira populares.

Para além dos artistas convidados, o festival terá uma participação internacional pois será o culminar de dois projetos Erasmus+ “Music For Chameleons” e “LovEarth through Art” em que a AlbergAR-TE tem estado envolvida e que conta com a parceria da AlbergAR-TE com Immaginaria Coop Sociale (Itália), Fez-Landesmisikakademie (Alemanha), Storwazyzenie Artistów Bliski Wschod (Polónia) e Education Studio

Os participantes estarão em residência artística em Albergaria durante os 10 dias anteriores ao festival e durante o festival, onde apresentarão a performance Camaleões, na sexta feira, dia 13, resultado de todo o projecto de residência.

Seis grandes áreas integram este projecto: os espectáculos e animações, a exposição de Arte e Ofícios Contemporâneos (cerca de 1 mês no CTAlba), o trabalho artístico comunitário / Orquestra (in)Quieta, as Conversas, as oficinas e workshops, os mercados.

Artistas presentes na edição 2019

A edição deste ano centra-se fundamentalmente na música não descurando as outras artes.

Segue-me à capela (música vocal polifónica tradicional) que para além do concerto a realizar no domingo 15 pelas 17 horas, orientarão um workshop de voz e canto que decorrerá no domingo de manhã.

NBC um dos percursoes do rap e hip hop português actuará num concerto intimista no sábado,dia 14,pelas 17h, Tosta Mista (novo circo), Trio Amado/Lencastre/Faustino (3 nomes importantes do jazz contemporâneo português), Malcom (músico), Banda del Buko (IT, música), José Caldas (teatro) que apresentará o espectáculo para todos O Menino Azul, Bitocas Fernandes (instalação sonora), Backyard Sound System (DJs), Orquestra inquieta (orquestra comunitária de músicos e não músicos com cerca de 100 participantes), Ollatshow (música), o grupo de dança andina Inti Chaski, entre outros.

Para além da vertente espectáculo o festival contará ainda com uma série de oficinas e wokshops destinadas a diversos públicos, sendo de destacar uma oficina de Tecelagem orientada pela artista Guida Fonseca, oficina apoiada e credenciada pelo CEARTE e que decorrerá antes e durante o festival.

Mais informações atualizadas no site da AlbergAR-TE www.albergar-te.com, na página facebook http://facebook.com/dosmodos e no Instagram http://instagram.com/dos_modos

Publicidade, Serviços & Donativos