Manuel Afonso da Silva Strecht Monteiro.

Faleceu aos 83 anos Manuel Afonso da Silva Strecht Monteiro, médico especialista em ginecologia/obstetrícia, antigo deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista, um dos autores do Projecto-Lei 235/VII que alterou os prazos de exclusão da ilicitude nos casos de interrupção voluntária da gravidez levando à despenalização do aborto. Esteve na criação do hospital de São Sebastião e foi autarca em Santa Maria da Feira, onde residia.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Depois de ter assumido funções parlamentares (1995), foi nomeado, em 1997, presidente de comissão instaladora do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, tendo ficado ligado à criação do primeiro instituto público na área hospitalar (+ info do percurso profissional).

A Federação Distrital do PS manifestou “profundo pesar” e a concelhia feirense lamenta a perda de “um homem que deu muito ao concelho de Santa Maria da Feira, à imagem do seu querido pai Dr. Alcides Strecht Monteiro, deputado à Assembleia Constituinte.”

Já a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Santa Maria da Feira,  destaca “o homem de causas, médico dedicado e cidadão empenhado que foi Manuel Strecht Monteiro, assim como “o seu papel no combate pelo direito das mulheres à interrupção voluntária da gravidez — uma causa pela qual se bateu com coragem, garra e empatia, sendo uma voz fundamental para a despenalização do aborto em Portugal”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.