Exposições de pintura e artes plásticas na cidade de Aveiro

381
“Aveiro no Olhar dos Outros”.

Até dia 3 de julho, a Galeria da Antiga Capitania recebe a exposição “Proas”, de Vieira Fino.

Entre preparativos para duas exposições internacionais a solo, uma na Holanda e outra nos Estados Unidos da América, já no final deste ano, João Fino regressou a Aveiro, a convite da Câmara Municipal de Aveiro, para expor uma série de pinturas a óleo, aguarelas e desenhos, e algumas outras surpresas, numa exposição dedicada à cidade onde cresceu.

“Aveiro no Olhar dos Outros”

Está aberta ao público até 30 de junho, a exposição “Aveiro no Olhar dos Outros” no Museu da Cidade.

“Aveiro no Olhar dos Outros” envolve conceituados artistas plásticos, fotógrafos e literatos, que interpretam as paisagens e o quotidiano de Aveiro, com destaque para Artur Prat, Eduarda Lapa, Martins Barata, Alberto Souza, Almada Negreiros, Emílio Biel, Aurélio da Paz dos Reis e Artur Pastor.

De acentuado valor identitário e de memória coletiva, esta mostra remete o participante para ambiências de finais do século XIX, até ao 3.º quartel do séc. XX, através do “Olhar dos Outros”.
A exposição oferece ainda, várias formas e técnicas de interpretação do real, introspeções e leituras patrimoniais e comunicacionais, constrói “diálogos” entre artistas, e contribui para a difusão e reabilitação comunicacional das obras de arte.

As obras patentes cruzam pintura e imagem e pertencem às coleções de quatro instituições nacionais e à coleção de um particular.

Publicidade, Serviços & Donativos