Exposição retrata a cerâmica de Aveiro no período da Arte Nova

408
Louça cerâmica de Aveiro.

A Câmara de Aveiro organiza a mostra “Fábricas de Cerâmica de Aveiro no Período da Arte Nova”, que está patente no Museu Arte Nova até ao dia 1 de setembro, e que apresenta peças de louça de fábricas de cerâmica.

A exposição conta com algumas peças de louça das fábricas mais emblemáticas de Aveiro, que imprimiram o seu cunho numa época em que o movimento Arte Nova se implantou e se difundiu na cidade e no país.

Como região cerâmica, Aveiro é uma das mais antigas de Portugal. O estabelecimento das primeiras olarias data do século XVI, estando estas referências na toponímia, como o antigo Bairro das Olarias e uma das torres da muralha a designar-se por Torre dos Oleiros.

As características geológicas da cidade, rica em argilas, e a abundância de lenhas nas imediações, aliadas a uma rede terrestre e marítima de comunicações fomentaram e desenvolveram esta indústria.

Esta combinação de fatores de localização e beneficiação de alcance dos mercados, como também a existência de uma rede de feiras, originou efeitos de proliferação da indústria local.

Fábricas emblemáticas

Já na segunda década do século XIX surge uma das mais emblemáticas fábricas de cerâmica da região: em janeiro de 1824, José Ferreira Pinto Basto constrói, na Quinta da Vista Alegre, o primeiro forno, que está na origem da ainda hoje conhecida fábrica de porcelanas.

Em 1882 surge, em Aveiro, a Fábrica da Fonte Nova que para além da louça que produziu no seu inconfundível “azul da Fonte Nova” foi uma das que mais contribuiu para a produção de azulejos Arte Nova a nível nacional.

A esta seguiu-se o aparecimento de outras unidades industriais ligadas ao setor cerâmico. A Fábrica Jerónimo Pereira Campos (1897), a Empresa Cerâmica da Fonte Nova (1903) e a Fábrica de Louça dos Santos Mártires (1905) que deu lugar à Fábrica Aleluia (1922), a E.L.A. – Empresa de Loiças e Azulejo de Aveiro, Lda (1919) e a Empresa Olarias Aveirense, Lda (1926).

Museu Arte Nova, Aveiro
Terça a domingo (10:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00).

Publicidade, Serviços & Donativos