
“Precisamos de olhar para este setor com visão, valorizar quem nele trabalha e tratá-lo com a importância que merece”. Palavras de Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas, na apresentação da ExpoFlorestal 2026, que terá lugar em Albergaria-A-Velha de 29 a 31 de maio.
Perante cerca de quatro dezenas de representantes associativos, o membro do Governo relembrou na sua intervenção que a floresta “é estratégica para Portugal”, dado que “representa economia, bem-estar e segurança para as populações”.
A 14ª ExpoFlorestal afirma-se como “um grande evento da fileira da floresta em Portugal”, e uma das maiores feiras florestais ibéricas, preparando mais uma edição em que “celebra a inovação, a sustentabilidade e o futuro da floresta”.
O certame voltará a ser o “ponto de encontro das empresas, instituições e profissionais que trabalham diariamente na valorização do território e da economia verde”.
“A floresta portuguesa de hoje não é a floresta tradicional. O setor está a reinventar-se – cheio de tecnologia, máquinas inteligentes, dados e soluções inovadoras e a ExpoFlorestal quer mostrar esta nova realidade: um setor moderno, profissional e altamente qualificado”, referiu Luís Sarabando, da organização, que junta a Associação Florestal do Baixo Vouga, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA).
Na edição de 2026, a associação ForestWISE irá dar a conhecer o “laboratório colaborativo” que desenvolve atividades para “ligar o conhecimento científico às empresas” do sector florestal.
Discurso direto
“A ExpoFlorestal é uma marca de Albergaria-a-Velha. Construímos esta feira com dedicação e visão, e é muito simbólico iniciar este mandato com a preparação da edição de 2026. Queremos continuar a apoiar o evento e a afirmar Albergaria como um território de referência para o setor florestal” – Carlos Coelho, presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha.
- A maquinaria, tecnologia, gestão, prevenção de incêndios, serviços especializados e consultoria;
- O certame bienal apoiado pela autarquia local irá contar com a exposição de empresas e entidades num espaço de 8 hectares num programa que inclui ainda debates e demonstrações várias, entre outras iniciativas;
- A última edição recebeu 33 mil visitantes, mais de 250 marcas e 152 expositores.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






