Estarreja / “Recordar é viver!”: Exposição mostra a gastronomia local e conta a sua história

1036
“Rótulos de Produtos Alimentares de Estarreja”.
Smartfire 728×90 – 1

O átrio dos Paços do Concelho de Estarreja recebe a exposição “Rótulos de Produtos Alimentares de Estarreja” que integra diversos produtos com identidade e história do concelho de Estarreja, propriedade de Marco Pereira.

Rótulos, folhetos, notícias de jornal, cartões de visita, calendários de bolso, enfim tudo o que são papéis esquecidos e aparentemente sem valor, mas que podem mostrar uma boa parte do que a gastronomia local tem para oferecer e ajudar a contar a sua história.

O curador da exposição Marco Pereira salienta as “embalagens da Nestlé com a marca Pensal (nome do lugar em Avanca onde a fábrica se instalou) e rótulos de queijo e manteiga da Laclé, fábrica de lacticínios também de Avanca e já extinta. Há muito mais para (re)descobrir como “a garrafa do pirolito (a gasosa que os mais velhos conheceram) e uma garrafa rotulada mais recente (décadas de 1940-1950) da laranjada “Santa Luzia”, de Veiros.”

Outro produto é o café “Pinho”, com a “embalagem de plástico em que este café era comercializado até ao fim dos anos 70, entretanto substituída pela marca “Flor de Beduído”.

A inauguração integrou o programa do 1.º Capítulo da Confraria Gastronómica de Santo Amaro, de Estarreja. A coletividade está a completar o seu primeiro ano de atividade e evoca a velha feira de Santo Amaro – fundada em 1662 e que teve durante séculos a maior parte dos “restaurantes” que sucessivas gerações de estarrejenses conheceram.

Para visitar até dia 31 de janeiro.

Publicidade, Serviços & Donativos