Estarreja na rota do “Fim-de-semana da vaca-loura”

1119
'Vaca-Loura'
Magneton 728

Portugal é pioneiro na adoção do “Fim-de-semana da vaca-loura”, entre os dias 21 e 23 de junho, iniciativa para alertar a população para os problemas que esta espécie enfrenta e explicar como, juntando esforços, se pode reverter a situação.

Há vários eventos gratuitos marcados no norte e centro do país e todos são convidados a participar, até porque os locais foram escolhidos para aumentar a probabilidade de avistar este ser vivo tão emblemático.

O “Fim de semana da vaca-loura” é uma iniciativa do projeto VACALOURA.pt coordenado em parceria pela Associação BioLiving, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A vaca-loura (Lucanus cervus), o maior escaravelho da nossa fauna, é uma espécie protegida por leis comunitárias e as suas populações encontram-se em declínio um pouco por toda a Europa. Em Portugal pouco se sabe sobre esta espécie.

Este ano, Portugal é pioneiro na adoção do “Fim-de-semana da vaca-loura”, escolhido para coincidir com o período de maior probabilidade de avistar esta espécie no nosso país (21-23 junho).

Palestras e passeios interpretativos gratuitos (mas com inscrição obrigatória em www.vacaloura.pt) marcados para dia 21 de junho em Lousada, Santa Cruz da Trapa e Estarreja e, no dia 22, em Vizela e Sintra.

Publicidade, Serviços & Donativos