Estarreja: Casa Museu Egas Moniz com programa especial para o Dia Internacional dos Museus

724
Casa Museu Egas Moniz, Avanca (Estarreja).
Smartfire 728×90 – 1

A Casa Museu Egas Moniz associa-se à Direção-Geral do Património Cultural na comemoração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio.

Um programa em moldes diferentes dos habituais devido às contingências de saúde pública, nomeadamente através da partilha de visitas e exposições virtuais, apresentações, filmes e todo o tipo de iniciativas que possam ser divulgadas on-line.

A Casa Museu Egas Moniz promove duas ações neste dia:

– exibição do o vídeo “Um olhar no tempo”, sobre o percurso do neurocientista, dando de igual forma a conhecer as suas invenções e a sua importância na história da medicina mundial;

– divulgação da “Casa Marinheira”, transformada em Casa Museu Egas Moniz, onde para além das coleções de Arte, que nos remetem para o Belo que sempre norteou a vida de Egas Moniz, podemos perceber o percurso científico do neurocientista, inventor da Angiografia e galardoado com o Prémio Nobel de 1949.

Celebrado anualmente a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. O programa nacional do Dia Internacional dos Museus é disponibilizado no site da DGPC em www.patrimoniocultural.gov.pt.

Publicidade, Serviços & Donativos