Espanhol negou conhecimento do transporte de droga quando foi apanhado com 175 quilos de cocaína

1899
Tribunal de Aveiro.

“Calmo. Não surpreendido, mas negava conhecimento do transporte”. Foi assim a reação do cidadão espanhol quando a Polícia Judiciária (PJ) descobriu a carga de cocaína escondida num atrelado para barco acoplado a uma viatura intercetada na A1, zona da Mealhada, em julho do ano passado.

Relato feito no Tribunal de Aveiro, esta sexta-feira, por um dos inspetores da PJ do Porto que participou na operação desencadeada após um alerta da Guarda Civil da Galiza, Espanha, que estava a investigar uma organização que se dedicava ao tráfico internacional de droga.

No início do julgamento, o arguido de 42 anos veio a assumir, no entanto, que sabia o que transportava, apenas desconhecendo a quantidade (175 quilos).

A defesa tem procurado, também, afastar outro envolvimento na rede de tráfico, para além de transportador naquela ocasião.

O inspetor da PJ ouvido no Tribunal de Aveiro recordou que, a partir da comunicação da congénere espanhola, dando conta que a viatura suspeita circulava na A3, foi possível localizar a mesma na área de serviço da Trofa e segui-la sempre vigiada à distância por terem sido detetadas duas outras viaturas, uma das já referenciada pela Guarda Civil, que estariam por perto a dar apoio ao transporte.

A GNR foi chamada a colaborar na abordagem disfarçada como fiscalização rodoviária. A paragem foi na área de serviço da Mealhada. Depois de informado o condutor que existia um problema com a documentação do reboque, a viatura foi encaminhada para o posto de trânsito onde a PJ procedeu a buscas, conseguindo, com alguma dificuldade, ativar o basculante hidráulico e encontrar a droga.

A audiência de julgamento vai prosseguir já com testemunhas de defesa de nacionalidade espanhola que vão ser ouvidas por videoconferência.

Artigo relacionado

Correio de droga julgado em Aveiro disse desconhecer quantidade que transportava

Publicidade, Serviços & Donativos