
As obras em curso na sede da Escola de Formação em Turismo de Aveiro (EFTA) “decorrem dentro dos prazos previstos”, informa a direção.
O estabelecimento de ensino pós-secundário das áreas de turismo, hotelaria e restauração está a executar um projeto aprovado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 1,6 milhões de euros, com financiamento assegurado a 100%.
“Esta intervenção insere-se no esforço nacional de modernização das infraestruturas escolares e de transição energética, com impacto direto na qualidade da formação e no compromisso com a sustentabilidade”, refere a direção.
Segundo a nota informativa, as salas de aula teóricas “estão praticamente concluídas e proporcionarão aos alunos e formadores ambientes de aprendizagem mais confortáveis, tecnologicamente equipados e energeticamente mais eficientes.”
Arranca, entretanto, uma nova fase que incide nas zonas técnicas, onde são realizadas intervenções mais profundas “com o objetivo de garantir não só a renovação física, mas também a adequação aos desafios pedagógicos e ambientais atuais”.
A direção da escola diz que se trata de “um marco na missão da EFTA, alinhando-se plenamente com a sua visão de formar profissionais altamente qualificados, inovadores e conscientes do papel social que desempenham.”
Tudo o que é consumido no dia a dia escolar — desde refeições a snacks — é produzido internamente, em contexto de sala de aula, “como parte integrante do processo formativo”.
Uma prática que “permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos, promovendo uma aprendizagem prática e realista, ao mesmo tempo que contribui para a redução da pegada ecológica.”
Os excedentes alimentares são canalizados para alunos em situação de maior vulnerabilidade económica, sendo também doados, tanto internamente como à comunidade local.
Outra vertente solidária da EFTA passa pela cedência de uniformes escolares por parte de antigos alunos a colegas que enfrentam dificuldades financeiras.
O projeto da EFTA realizado ao abrigo do PRR destina-se à criação de um Centro Tecnológico Especializado (CTE) industrial. Contempla obras de ampliação, modernização, adaptação e melhoria do espaço dedicado à formação, a aquisição de equipamentos, instrumentos e mobiliário e, ainda, a modernização e reforço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






