Elvira Gavrilova: O marketing digital como plataforma de lançamento para o arranque do seu negócio

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Se o seu negócio for bem-sucedido, com certeza que está a utilizar o marketing. Regra geral, porque sem uma estratégia de marketing competente é impossível promover qualquer negócio, mesmo inovador e da mais alta qualidade.  E mais, o marketing tal como o nosso mundo, não fica parado. E para elevar o seu negócio a um nível superior, precisa de responder rapidamente a todas as mudanças no contexto de marketing.

Com as tendências nesta área, quem domina a matéria é a Elvira Gavrilova — técnica de relações públicas, produtora, co-proprietária e CEO para a região europeia da empresa de publicidade internacional “Amillidius”. Os seus projetos sociais e de relações públicas foram sempre promovidos utilizando ferramentas de marketing modernas. Esse facto foi muitas vezes mencionado pelos meios de comunicação social, em especial por famosa edição Forbes.

Elvira Gavrilova: “O diálogo com o cliente é a chave para o sucesso da empresa”

O montante que as empresas mundiais estão a investir no marketing digital já ultrapassou um trilião de dólares. Os analistas preveem que nos próximos anos os investimentos empresariais nesta área excedam 50% de todos os custos de publicidade.

Que áreas esperam um crescimento explosivo da popularidade e que benefícios prometem para as marcas?

“Nas últimas décadas a própria ideia da palavra “comunicação” mudou. Cada vez mais funciona online, permitindo o diálogo direto com as pessoas em qualquer parte do mundo. Este foi o impulso para o desenvolvimento do marketing de conversação, que permite à marca ter uma conversa individual com o cliente”, — sublinha a marketeer Elvira Gavrilova. Existem vários canais para marketing de conversação — inclui messengers, consultores on-line em websites, mensagens pessoais em redes sociais, chats e métodos comprovados pelo tempo — chamadas telefónicas, SMS, e-mailings.

“Ultimamente, tenho notado um aumento na popularidade dos “chatbots”, no caso dos nossos clientes da Amillidius. Isto reflete as estatísticas mundiais que mostram que para a comunicação com a marca 63% dos utilizadores optam por trocar mensagens com o “chatbot”. Para o crescimento de uma empresa é necessário ouvir os clientes existentes e perceber as necessidades dos potenciais clientes. Este é o principal objetivo do marketing de conversação e os “chatbots”estão eficazmente a aplicá-lo na prática. Portanto, recomendo o uso ativo dessa ferramenta de marketing”, — aconselha a especialista em negócios Elvira Gavrilova. O diálogo direto ajuda a obter feedback com o público, fidelizar os clientes e aumentar o número de clientes o que resulta num aumento de receitas para a empresa.

Elvira Gavrilova com Paulo Barradas Rebelo, proprietário do Torre de Palma Wine Hotel. Fundador e CEO da Bluepharma, Portugal.

Desenvolvimento da pesquisa de voz mais um passo em direção ao cliente. Hoje em dia, cada vez mais, as compras são feitas através de smartphones. Cerca de um quarto dos proprietários de gadgets usam a pesquisa de voz todos os dias, e a percentagem desses pedidos está a aumentar diariamente. A interação com os serviços da Internet que utilizam a voz está a desenvolver-se ativamente e já se tornou uma tendência. Neste contexto Elvira Gavrilova recomenda aos seus clientes que revejam as estratégias de otimização para motores de pesquisa (SEO): “Na composição de pesquisa de voz está o nosso discurso habitual. Para acompanhar a tendência, precisa de adaptar o SEO à pesquisa baseada em perguntas que são feitas na linguagem natural. Evidentemente isto implica uma revisão da estratégia de marketing em geral”.

Hoje em dia, uma das principais tendências, se não a mais importante, é o vídeo-marketing. Ele cria uma abordagem fundamental da publicidade e da comunicação. O vídeo bate recordes de popularidade e o consumo de conteúdos de vídeo móvel está a aumentar. Seis em cada dez utilizadores estão a ver vídeo on-line e não televisão. E as transmissões diárias de vídeos ao vivo no Facebook quadruplicou nos últimos anos. A criar conteúdos de vídeo de alta qualidade, atrai a atenção do público-alvo para a sua marca. É especialmente eficaz nas redes sociais.

As redes sociais tornaram-se parte fundamental do marketing on-line e mais de 60% dos profissionais de marketing utilizam ativamente conteúdos de vídeo para promover as suas marcas. Elvira Gavrilova é uma delas: “No estúdio de produção da nossa empresa publicitária, criamos para os clientes vídeos profissionais sobre os seus produtos e serviços. Mas este não é o único tipo de conteúdo de vídeo.Webinars, com o objetivo de vender ou testar novos produtos, master classes e vídeos de formação, transmissões de eventos da empresa — tudo isto recomendo aos meus clientes.Como mostra a prática, a colaboração com líderes de opinião — especialistas, celebridades, bloggers que criam uma ligação pessoal com o público é especialmente eficaz. Isso ajuda as empresas a simplificar e fortalecer o relacionamento com os clientes”.

O Facebook, Instagram e YouTube estão a aumentar em popularidade com as funcionalidades de transmissão em direto. E isso abre ainda mais oportunidades de negócio, permitindo a realização de videoconferências em tempo real e a comunicação em formato de perguntas-respostas. A possibilidade de interagir com o público-alvo aqui e agora é uma das formas mais eficazes de atrair a atenção. O formato Stories ajuda a estabelecer a comunicação com o público jovem. Como especialista em desenvolvimento de marcas pessoais, Elvira Gavrilova recomenda sempre emissões em direto aos seus célebres clientes.

Além disso, o Facebook e a Instagram já permitem hoje que os utilizadores façam compras diretamente na sua plataforma. As empresas já não têm de associar as suas lojas online a perfis nas redes sociais.É conveniente para os compradores — o número de passos necessários é reduzido, o processo de encomenda é acelerado e a probabilidade de rejeição da compra é menor. A nova funcionalidade das redes sociais abre enormes oportunidades de negócio.Só no ano passado mais de 70% dos utilizadores da Instagram adquiriram o produto na aplicação. “As redes sociais são hoje uma oportunidade para encontrar fácil e rapidamente novos clientes e simplificar o processo de compras.As nossasempresas-clientes, seguindo as minhas recomendações, começaram a aumentar os seus orçamentos de publicidade nas redes sociais”, — declara o especialista em negócios.

Elvira Gavrilova: Seguindo para a personalidade ou para o sucesso da inteligência artificial

“Para as marcas, a época do marketing personalizado está a chegar”, acredita Elvira Gavrilova. — A personalização do marketing irá estabelecer uma forte ligação entre a empresa e o público-alvo.Isso não se limita ao contacto pelo nome nas correspondências. A tecnologia de Inteligência Artificial entra em jogo, permitindo-lhe personalizar tudo, desde o conteúdo ao design, incluindo recomendações sobre os produtos oferecidos.

Elvira Gavrilova no escritório de Amillidius Warsaw.

Com o desenvolvimento da inteligência artificial, a abordagem direcionada se tornou realidade — a precisão dos estudos de mercado do consumidor aumentou. E agora a publicidade pode até ser direcionada não a um público específico, mas a um consumidor específico, o que o torna o mais eficaz. Estudos realizados em diferentes países demonstraram que 80% dos consumidores estão mais interessados numa marca que pratique uma estratégia pessoal. Um dos seus elementos é o conteúdo interativo:

» chatbots;
» sondagens e questionários;
» leilões automáticos;
» realidade aumentada e realidade virtual;
» listas de correio inteligentes e muito mais.

As tecnologias Inteligência Artificial permitem acumular enormes quantidades de informação sobre os utilizadores, estudar as suas necessidades e interesses, avaliar a reação a cada campanha publicitária.Tudo isto é analisado, sistematizado e torna-se a base para o desenvolvimento de atividades de marketing. A utilização de sistemas baseados na Inteligência Artificial permite às empresas reduzir o custo da publicidade irrelevante, portanto ineficaz, e utilizar o orçamento de marketing com o máximo benefício.

“Atualmente, as empresas que não seguem as tendências do marketing estão condenadas à extinção. Pode-se certamente ignorar as tendências, mas é preciso estar preparado para ser ultrapassado pelos concorrentes que as implementam.

Só a utilização das mais modernas ferramentas de marketing ajudará a reforçar a posição da marca. Portanto, não hesite, estude as tendências e implemente-as na sua estratégia de marketing”, — aconselha a especialista em negócios Elvira Gavrilova.

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