Egas Salgueiro deu provas das suas grandes qualidades de gestor e empresário

1993
Comercio 780

Na Empresa de Pesca de Aveiro (EPA), Egas Salgueiro deu provas das suas grandes qualidades de gestor e empresário, arriscando e inovando continuamente.

Por Egas Manuel Salgueiro *

Foi apresentada no passado dia 29, no auditório da Biblioteca Municipal, a biografia de Egas Salgueiro da autoria de Manuel Ferreira Rodrigues, professor na Universidade de Aveiro. A apresentação ficou a cargo de Álvaro Garrido, durante vários anos diretor do Museu Marítimo de Ílhavo e atualmente diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Egas Salgueiro viveu em Aveiro entre 1896 e 1977, filho e neto de comerciantes. Foi diretor do Banco Regional de Aveiro durante 4 décadas, administrador da Companhia Aveirense de Moagens, diretor do Teatro Aveirense, fundador do Rotary Club de Aveiro, membro dos órgãos sociais do Sport Club Beira-mar e dos Bombeiros Velhos. Enquanto Provedor da Misericórdia de Aveiro esteve muito ligado à construção do Hospital de Aveiro.

No entanto, a sua memória está mais intimamente ligada à Empresa de Pesca de Aveiro, que fundou em 1924 e dirigiu quase até à sua morte.

Na Empresa de Pesca de Aveiro (EPA), Egas Salgueiro deu provas das suas grandes qualidades de gestor e empresário, arriscando e inovando continuamente. A EPA foi a primeira empresa de pesca portuguesa a enviar barcos para a Gronelândia, a construir arrastões em aço, a introduzir o arrasto pela popa e a congelação a bordo. A EPA foi a primeira a instalar armazéns frigoríficos em terra e secagem artificial para bacalhau.
As suas oficinas de manutenção empregaram e formaram centenas de técnicos metalúrgicos, eletricistas e eletrotécnicos, apoiando a frota própria e barcos de outras empresas.

A EPA foi a primeira empresa de pesca portuguesa a apostar na pesca industrial de atum, construindo também uma fábrica de conservas e comercializando diretamente sob as marcas Bom Petisco, Tenório e Pitéu. Investiu igualmente em fábricas em Marrocos, nos Açores e entrepostos frigoríficos em Angola.

No seu apogeu a EPA era a maior empresa de pescas de Portugal e empregava mais de 1500 trabalhadores. Dos seus quadros fizeram parte outros empresários que singraram no setor, com Carlos Roeder e França Morte.

Na apresentação da biografia, Álvaro Garrido elogiou o profundo trabalho de investigação de fontes variadas realizado pelo autor e a qualidade da escrita. Salientou ainda a forma como a obra articula a biografia de Egas Salgueiro com a história local e nacional, situando o empresário no contexto dos acontecimentos políticos e económicos do século XX.

Nesta sessão falaram ainda o neto do biografado, que agradeceu a presença do público e introduziu os oradores; o capitão de bacalhoeiros Valdemar Aveiro, que recordou episódios dos seus contactos com Egas Salgueiro e elogiou a sua dimensão de armador; e por fim o autor da obra apresentada, Manuel Ferreira Rodrigues, que agradeceu a todos os que o ajudaram e apoiaram na realização desta biografia.

* Professor. Neto de Egas Salgueiro. Texto de apresentação do livro “Egas Salgueiro – Biografia de um empresário de eleição” da autoria de Manuel Ferreira Rodrigues.

Artigo relacionado

Livro sobre Egas Salgueiro confirma papel decisivo no “relançamento da pesca longínqua”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.