Boletim de voto.

Pedro Nuno Santos (PS), Mário Amorim Lopes (IL) e Ana Gonçalves (PAN) são os únicos cabeças de lista ‘repetentes’ de 2024 das forças partidárias com representação parlamentar nas listas pelo círculo distrital de Aveiro apresentadas às eleições legislativas antecipadas deste domingo.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Artigo relacionado

Legislativas ’25: Distrito de Aveiro elege 16 deputados

A Aliança Democrática (AD), agora sem PPM, apresenta o espinhense Luís Montenegro, líder nacional do PS e Primeiro-Ministro demissionário. Emídio Sousa, que foi primeiro há um ano, segue em segundo da lista de candidatos a deputados. O ex-autarca feirense passou de deputado a Secretário de Estado do Ambiente. Caso semelhante é o de Silvério Regalado, ex-autarca de Vagos e candidato em quarto, que Luís Montenegro foi buscar à Assembleia da República em janeiro para assumir o cargo de Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Há um ano, o concelho de Aveiro estava representado na lista da AD em número três por Ângela Almeida, autarca da Junta de Freguesia de Esgueira, que, apesar de indicada pelo PSD local, acabou por ficar de fora após ter sido denunciado nas redes sociais que não é portadora de licenciatura pela Universidade de Aveiro, ao contrário do que aparecia em currículos oficiais, nomeadamente no parlamento e na site do PSD nacional. A concelhia de Aveiro acabou representada pelo presidente da estrutura, Firmino Ferreira, autarca da freguesia de Oliveirinha, que ocupa o 11º lugar. A AD elegeu sete deputados em 2024.

1º Luís Montenegro
2º Emídio Sousa
3º Paula Cardoso
4º Silvério Regalado
5º Salvado Malheiro
6º Adriana Rodrigues
7º Almiro Moreira
8º Paulo Cavaleiro
9º Carolina Marques
10º Pedro Ribeiro
11º Firmino Ferreira
12º Helga Correia

No PS, Pedro Nuno Santos manteve-se fiel à candidatura pelo distrito de onde natural. Aveiro elegeu em 2024 cinco deputados.

1ª Pedro Nuno Santos
2ª Susana Correia
3ª Hugo Oliveira
4ª Filipe Neto Brandão
5º Lia Ferreira
6º Paulo Tomás
7º Nuno Almeida

O Chega renovou o cabeça de lista com a indicação de Pedro Frazão, deputado e vice-presidente do partido, ocupando o lugar que foi de Jorge Galveias desde 2022, deixando as funções com mais dois eleitos.

1º Pedro Frazão
2º Maria José Aguiar
3º Armando Grave
4º Pedro Santos

A lista de partidos que elegeram deputados pelo círculo distrital de Aveiro fica completa com Mário Amorim Lopes, da IL. Foi, de resto, a primeira vez que os liberais conseguiram um deputado pelo distrito.

1º Mário Amorim Lopes
2º Diogo Meira

O Bloco de Esquerda, que foi o quinto partido mais votado em 2024, apresentou este ano Luís Fazenda, um dos seus fundadores, enquanto Moisés Ferreira, que foi primeiro em 2024, surge logo a seguir. Os bloquistas perderam representação parlamentar pelo distrito em 2022, ficando, de uma assentada, sem dois eleitos.

O Livre, sexto partido com mais votos no distrito no ano passado, tem como primeiro da lista Filipe Honório, por troca com Joana Filipe, que aparece em segundo.

Ana Gonçalves volta a ser a cabeça de lista do PAN, que foi o sétimo partido mais votado.

Seguiu-se a CDU, que nestas eleições apresenta à frente da lista Isabel Tavares, numa troca de mulheres sindicalistas. Em 2024, a tarefa esteve a cargo de Joana Dias.

Resultados eleitorais 2024 / 22 , no distrito de Aveiro (legislativas).

 

Acompanhar a atualidade eleitoral através da emissão do site da RTP.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.