
Com forte adesão da comunidade, a associação oferece serviços de desenvolvimento integrado, baseando-se em abordagens diferenciadas (Reggio, Forestschool, Montessori, Waldorf) e apoio à parentalidade no concelho.
Por Carolina Aidos e Ariana Maia *
A Comunidade do Saber – Associação Educativa e Cultural anuncia a criação de um projeto pioneiro em Albergaria-a-Velha focado no desenvolvimento integrado da Primeira Infância. A iniciativa visa preencher uma lacuna no concelho, oferecendo serviços baseados em abordagens pedagógicas respeitadoras e diferenciadas, como Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, e combinando-os com serviços cruciais de apoio à parentalidade e terapia da fala.
Apesar de ser um projeto muito recente e de se encontrar em fase de estruturação, a Comunidade do Saber tem sido recebida com uma resposta extremamente positiva da comunidade de Albergaria-a-Velha e arredores, demonstrando um elevado interesse por parte dos pais.
Enquanto a Associação trabalha na sua estruturação, o projeto irá arrancar focado em ateliês e playdates ao ar livre, realizados em florestas, jardins e outros espaços verdes.
Acreditamos que o contacto diário com a natureza, mesmo com chuva e lama, é uma ferramenta pedagógica essencial que ensina muito às crianças e fortalece a
sua imunidade. Para já, estamos abertas a parcerias para levar esta experiência a instituições (escolas, creches, etc.) que queiram ter as nossas atividades nos seus espaços.
O projeto incluirá também encontros de parentalidade para apoiar pais de primeira viagem e não só, nos desafios da infância. Estes encontros serão
realizados em espaços cobertos sempre que a meteorologia não o permitir.
O concelho apresenta uma ausência de respostas estruturadas que integrem estas metodologias vanguardistas. É um serviço que combina o melhor destas abordagens com o apoio direto às famílias, algo inédito em Albergaria-a-Velha.
O projeto tem um impacto social significativo, pois ao fortalecer a comunidade familiar e ao se basear em metodologias inovadoras de aprendizagem, contribui diretamente para o desenvolvimento humano e a coesão social no município. A Comunidade do Saber está aberta a todo o tipo de parcerias com o comércio local e à colaboração da comunidade para a consolidação da sua missão, nomeadamente através do apoio na obtenção de recursos e materiais necessários (como móveis e brinquedos) para equipar a futura sede.
* Fundadoras da associação ([email protected])
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






