Deputados do PSD/Aveiro preocupados com falta de qualidade do serviço na Linha do Vale do Vouga

1940
Estação de São João da Madeira.

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro exigem um “serviço público de qualidade” na Linha do Vale do Vouga, confrontando o governo com recente notícia de que uma automotora ficou sem gasóleo escassos metros antes da estação de Oliveira de Azeméis.

Numa pergunta dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, os parlamentares social democratas recordam que já em 2018 o insólito ocorrera duas vezes.

O ministro da tutela é levado a responder sobre que medidas estão a ser adotadas para evitar futuras situações de rutura no abastecimento, em particular nesta época de aumento de fluxo de passageiros, referindo-se a notícia do jornal “Público” segundo a qual uma automotora do “Vouguinha” ficou sem combustível a 1700 metros da estação.

O facto insólito ocorreu com a automotora que liga Espinho a Oliveira de Azeméis, que partira às 13h03, com chegada prevista para as 14h32, que não se cumpriu. “Esta não é uma situação excecional, bastando ir a abril de 2020 ou, se quisermos recuar mais um pouco, a agosto de 2018” – sustentam os deputados do PSD no texto que suporta a pergunta.

Em 2018, em dois dias, foram suprimidos quatro comboios pela mesma razão e, segundo o referido jornal, citado na pergunta, “em abril deste ano, uma composição que deveria partir de Aveiro para Sernada de Vouga não chegou a sair porque o maquinista deu-se conta que não tinha sido abastecido com gasóleo, tendo o comboio ficado suprimido”.

“Será este o serviço público que queremos prestar aos oliveirenses e aos utentes da Linha do Vouga?” – questionam os parlamentares aveirenses do PSD, levando o governo a responder se “estão a ser implementadas medidas adicionais de forma a cumprir e garantir um serviço público de qualidade”.

No mesmo documento, os deputados social democratas recordam que têm vindo a acompanhar “com atenção e preocupação o estado de degradação da linha e do material circulante”, para além de aspetos relacionados com a crise pandémica que vivemos e a “necessidade de mantermos o distanciamento social, cumprindo assim as recomendações da DGS”.

“Em sequência das nossas preocupações e no escrutínio da atividade feita pelos deputados ao governo, no início do mês de junho, os deputados de Aveiro manifestaram a sua preocupação através de uma pergunta dirigida à tutela quanto às medidas de distanciamento social implementadas na Linha do Vouga” – lê-se na pergunta agora dirigida ao ministro das Infraestruturas e da Habitação.

GP-PSD/Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos