ACAPO.

A Delegação de Aveiro da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal assinalou, no passado dia 3 de fevereiro, o seu 25.º aniversário. As comemorações prosseguem no próximo sábado, 7 de fevereiro, com um almoço no Restaurante Solar das Estátuas, em Esgueira, Aveiro.

O encontro contará com a presença de Ana Cláudia Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Aveiro, Cristina Azevedo, Vereadora da Câmara Municipal de Anadia, e Bruno Ferreira, Presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Dirigentes, Associados e Amigos.

Carlos Pereira, presidente da Direção da Delegação de Aveiro, sublinha que “o último ano foi marcado por um crescimento e reforço da nossa intervenção, impulsionado, em parte, pela abertura do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD). Este novo serviço, inaugurado em abril, representa um passo significativo na ampliação da nossa resposta no distrito de Aveiro, permitindo apoiar mais pessoas com deficiência visual através de programas de reabilitação, formação e desenvolvimento de competências para a autonomia, registando-se também um aumento significativo do número de associados.”

Com este aniversário, a Delegação de Aveiro reafirma o compromisso de continuar a promover a inclusão, a defesa dos direitos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas cegas e com baixa visão em todo o distrito.
.
A ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal é a instituição que representa e defende os interesses dos cidadãos com deficiência visual no nosso país. Herdeira de quase 100 anos de associativismo, há mais de três décadas que pugna pela defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual de Portugal, representando-as junto de entidades nacionais e internacionais com trabalho na área da deficiência visual.

Tem uma abrangência nacional, contando com 14 estruturas locais, espalhadas pelas principais capitais de distrito, incluindo Açores e Madeira, estando nos Açores há cerca de 30 anos. Dispõe de centros de acompanhamento, atendimento e reabilitação para pessoas com deficiência visual, Centros de Apoio à Vida Independente, valências de apoio ao emprego e formação profissional e ainda um Centro de Produção Documental.

A sua presença de proximidade em quase todo o território nacional permite-lhe desempenhar um papel ativo na habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência visual de todas as idades, e em todos os domínios da sua vida, incluindo apoio psicológico e social, treino de orientação e mobilidade, treino de atividades da vida diária, ensino do Braille e das tecnologias de informação e comunicação, formação profissional, apoio ao emprego e à adaptação de postos de trabalho, assistência pessoal, e produção de todo o tipo de informação e materiais em formatos e suportes acessíveis.  Diariamente, mais de 180 colaboradores colaboram ativamente para a habilitação e capacitação das mais de mil pessoas cegas ou com baixa visão e suas famílias que a nós recorrem, proporcionando ainda sensibilização e formação à comunidade em que cada uma delas está inserida.

ACAPO Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Montra Online NotíciasdeAveiro.pt

Consulte as oportunidades (artigos e serviços).

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).