Consumo Responsável

325
Consumo Responsável (imagem partilhada em renovablesverdes.com).
Comercio 780

O CARE, projeto sobre Consumo Responsável, importa porque, sendo nós consumidores durante toda a nossa vida, é socialmente responsável aprendermos a fazê-lo melhor, mas também porque, conhecendo mais, é uma obrigatoriedade social sermos melhores cidadãos.

Por Margarida Pinheiro *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O CARE, projeto sobre Consumo Responsável, importa porque, sendo nós consumidores durante toda a nossa vida, é socialmente responsável aprendermos a fazê-lo melhor, mas também porque, conhecendo mais, é uma obrigatoriedade social sermos melhores cidadãos. Margarida Pinheiro, professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), escreve sobre o projeto na rubrica (H)À Educação da unidade de investigação CIDTFF.

Neste sentido, o CARE foi desenhado com o objetivo de contribuir para mudanças comportamentais nas preferências de cada um de nós, nos nossos hábitos de consumo e nos nossos estilos de vida. Para tal, o CARE trabalha quatro grandes áreas de consumo: alimentação, vestuário, mobilidade e uso de recursos. Os resultados fundamentais do projeto compreendem: (i) a criação de uma plataforma online (de acesso livre e sem registo), onde toda a informação está disponível; (ii) uma comunidade virtual de conhecimento e experiências sobre consumo responsável na Europa; (iii) conjunto de 40 microcursos de sensibilização e formação oferecidos em diversos formatos (texto, vídeo, áudio); e (iv) um fórum empresarial que funciona como uma incubadora de ideias.

Um dos pontos inovadores da formação que é proposta reside no facto de cada área de atuação abordar a temática de diferentes pontos de vista: económico, social e ambiental. Para além disto e para cada área, são referidas algumas boas práticas, bem como indicadas outras referências sobre o tema para quem quer saber mais. No final de cada curso é possível testar o conhecimento aprendido tanto através de uma vertente lúdica, como através da realização de um teste de autoavaliação. Cada uma das formações pode ainda ser partilhada, de forma rápida, em diferentes redes sociais, como o email, o Facebook, o Linkedin, ou o WhatsApp. Tudo isto pode ser encontrado em https://careforplanet.eu/.

O CARE foi apresentado à comunidade nacional através do Podcast “90 Segundos de Ciência” da rádio nacional Antena1, um programa que pretende dar voz a investigadores portugueses, selecionados entre diferentes universidades e centros de investigação. O programa (episódio 1684) está disponível em https://www.90segundosdeciencia.pt/.

É esta a mensagem que vos quero deixar hoje: que educar é a base, porque o consumo torna-se mais responsável quando conhecemos o impacto das nossas ações e cuidamos de nós, dos outros e dos que hão-de vir. Para isso, todos somos responsáveis por fazer a nossa parte. Como vão contribuir hoje?

* Professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). Artigo publicado originalmente no site UA.pt.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780