
Um homem de 59 anos confessou, esta manhã, no tribunal de Aveiro, a autoria de três incêndios ocorridos em junho de 2023 na freguesia de Avanca, concelho de Estarreja.
O arguido, trabalhador agrário, solteiro, assumiu os factos imputados na acusação, que justificou apenas com problemas de alcoolismo.
Aquando da detenção, a Polícia Judiciária admitiu, também, um “conflito motivado por partilhas” familiares.
Os fogos ocorrram em zona florestal, num armazém e numa vacaria.
Apesar de não se recordar das circunstâncias concretas, alegadamente porque era uma fase em que “andava a ingerir álcool a mais”, o homem admitiu ter sido o autor dos incêndios, que aconteceram com recurso a acendalhas e um isqueiro.
Uma sobrinha declarou ao tribunal que o familiar atualmente frequenta consultas para tratamento de alcoolismo. A defesa pediu que fosse levado em conta a favor do arguido na fixação da pena, também, a inserção social e laboral.
O primeiro incêndio ocorreu num terreno agrícola, tendo sido posto a arder um monte de palha, não atingindo maiores proporções, porque os terrenos de cultivo adjacentes não eram propícios à propagação.
Depois, foram incendiadas instalações de apoio a vacaria e um armazém agrícola, onde se encontrava uma elevada quantidade de palha e lenha, bem como diversa maquinaria agrícola, que ficaram completamente destruídos pelo fogo.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






