
No início de um novo mandato autárquico, o Conselho Intermunicipal e o Secretariado Executivo deslocaram-se a Bruxelas, de 27 a 29 de Janeiro, contactando autoridades e eleitos europeus, com uma agenda de assuntos municipais, regionais e nacionais.
A sequência de reuniões passou pela Comissária Europeia Maria Luís Albuquerque, atualizando a visão e ação da Comissão Europeia, dependente de negociação em curso e votação do Conselho Europeu e do Parlamento.
Seguiu-se a REPER – Representação Permanente de Portugal na União Europeia, numa reunião mais focada no orçamento do próximo quadro financeiro plurianual, sua redução na coesão, aposta na simplificação e na integração crescente de despesas em defesa.
Sendo Portugal o país que mais depende de fundos europeus para investir, estas pontes são importantes também para a nova Agenda para as Cidades. Também foi debatida a futura estratégia para as comunidades das zonas costeiras e na macro-regional Atlântica, para Portugal, Espanha, França e Irlanda.
Na área dos transportes, destaque para a continuada aposta na ferrovia, sendo prioritária a linha de alta velocidade Lisboa – La Coruña, integrada na estrutura europeia CEF, pese Portugal pretender manter a bitola ibérica.
A relevância dos Planos Intermunicipais de Desenvolvimento Económico foi identificada como fator de competitividade diferenciador, passando-se da mera execução para a qualidade das candidaturas a apresentar.
Finalmente a comitiva intermunicipal efetuou visita oficial ao Parlamento Europeu, reunindo com o Grupo Parlamentar do PSD/CDS, apresentando preocupações quanto ao futuro dos fundos, como os de coesão, e recolhendo os avanços em curso e as perspetivas.
CIRA
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






