Antigo edifício da Assembleia Distrital / Atual sede da CIRA, Aveiro (Fotografia de José Dinis).

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) aprovou, no passado dia 15 de dezembro, em Assembleia Intermunicipal, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2026, reafirmando a estratégia de cooperação intermunicipal e de desenvolvimento integrado dos 11 Municípios associados.

Com um total de 61.153.518€, o Orçamento de 2026, apresenta um aumento de 7,37% face ao ano transato. Este aumento resulta essencialmente do arranque das obras Dique do Baixo Vouga Lagunar, bem como da evolução das obras da Ponte-Açude e da Margem Esquerda do Rio Vouga.

A Autoridade Regional de Transportes com um incremento de 2,7 milhões, o projeto Territórios Inteligentes cuja execução transita na totalidade para 2026 (aumento de 1.961.400€), bem como novos projetos, contribuem igualmente para o acréscimo do valor global do orçamento.

O Orçamento para 2026 inclui ainda investimentos estruturantes nas áreas da proteção civil, educação, ação social e ordenamento do território, bem como o avanço da obra da nova sede da CIRA, reforçando a capacidade de intervenção da Comunidade Intermunicipal.

Incremento também na operacionalização do Património da Humanidade “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro”, assim como da Grande Rota da Ria de Aveiro, que assumem um papel central enquanto eixo estratégico transversal, integrando outras ações e projetos de valorização ambiental, proteção dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável do território.

Sublinha o Presidente do Conselho Intermunicipal, Jorge Almeida: “Os desafios futuros são exigentes, mas a Região de Aveiro parte de um ponto sólido, uma estratégia clara, uma forte capacidade de cooperação e uma visão moderna do desenvolvimento territorial. Com estas bases, a CIRA continuará a afirmar o seu papel no panorama nacional, reforçando a competitividade, a atratividade e a sustentabilidade de todo o território. Por tudo isto, por todos os projetos em curso e planeados, mais do que um documento financeiro e de definição de intenções, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 refletem um compromisso com o futuro da região e com a qualidade de vida das nossas populações”.

Nesta primeira reunião, além da posse aos 46 membros representando as 11 Assembleias Municipais, foi eleita a nova Mesa da Assembleia Intermunicipal, composta por Santos Sousa (Murtosa), reconduzido na presidência, agora acompanhado por António Loureiro (Albergaria-a-Velha) e Graça Silva (Ovar).

Também foi eleito o Secretariado Executivo Intermunicipal, reelegendo José Eduardo de Matos para um novo mandato, agora acompanhado por Guilherme Carlos,

CIRA

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).