‘Centro Portugal’ divulga sugestões para fazer turismo inclusivo na região

201
Turismo Centro de Portugal.

O Dia Mundial do Turismo de 2021, que se celebra a 27 de setembro, tem este ano como tema “Turismo para um Crescimento Inclusivo”.

A Organização Mundial do Turismo convida celebrar a capacidade única que o Turismo tem de assegurar que ninguém seja deixado para trás. “É uma oportunidade de vermos que, no Turismo, por detrás de cada número, existe uma pessoa”, lembra uma nota informativa do Turismo Centro de Portugal (TCP).

Enquanto prepara ideias para futuros roteiros de lazer para dias de tempo livre, pode, também, aceder a Crypto Genisus para conhecer oportunidades no mercado de criptomoedas.

O ‘Centro de Portugal’ diz orgulhar-se de ser “uma região onde proliferam exemplos de como o Turismo é uma atividade inclusiva, onde ninguém é deixado para trás”, divulgando alguns desse casos.

Projeto “Queijeiras”: uma iniciativa de valorização e inclusão feminina rural

O projeto Queijeiras é uma iniciativa de valorização e inclusão feminina rural, que tem o objetivo de dar visibilidade a todas as mulheres que se dedicam à produção de queijo, dando-lhes ferramentas profissionais para o seu empoderamento a nível profissional mas também pessoal. Neste momento mais de 30 queijeiras da região da Serra da Estrela já aderiram ao projeto Queijeiras, afirmando a sua vontade de se tornarem verdadeiras embaixadoras do território.

Parque Biológico da Serra da Lousã

O Parque Biológico da Serra da Lousã é a maior amostra da fauna e flora autóctone e de agro-pastorícia tradicional portuguesa. Conta com mais de 300 animais divididos em mais de 60 espécies representativas da fauna existente em Portugal. No Parque Selvagem, poderão observar o lobo ibérico, urso pardo, lince, aves de rapina (irrecuperáveis para viver na Natureza) javali, cervídeos, entre muitos outros em habitats praticamente naturais.

Casas da Lapa

O Hotel Casas da Lapa é um bom exemplo de como o Turismo no interior pode impactar a vida das pessoas que habitam o território. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, localizado na Aldeia de Montanha Lapa dos Dinheiros, esta unidade hoteleira emprega muitas senhoras da aldeia, algumas das quais em situação de desemprego de longa duração.

Quinta da Muralha DARC

Nos arredores da cidade de Coimbra encontra-se a Associação Recreativa e Cultural Descansorgulhoso – Quinta da Muralha. Este é um bom exemplo de como os vários intervenientes do setor turístico, se estão a adaptar, progressivamente, a públicos com características especiais.

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

O CIBV – Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro é um equipamento turístico do Município da Lourinhã, que tem como missão o estudo, a investigação e a divulgação do património histórico-militar da Batalha do Vimeiro.

“No ‘Centro de Portugal’ são muitos os exemplos, inspiradores, de boas práticas de inclusão, associadas ao desenvolvimento da atividade turística, e de que como podem impactar a vida das pessoas”, conclui a entidade regional do turismo.

Ler mais informações.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.