
Carlos Augusto José Mendes nasceu a 13 de Agosto de 1869, no Cojo, filho de um empregado da Alfândega e de uma padeira e morreu em 25 de Maio de 1922, em Aveiro. Foi o primeiro Comandante dos Bombeiros Novos, de 1 de Dezembro de 1909 até Outubro de 1913.
Por Fernando Ferreira Dias *
Foi o autor do projeto de arquitetura do quartel dos Bombeiros Novos, com apontamentos de Arte Nova, começado a construir-se em 1920. Este quartel foi demolido para construir o atual.
Entre outras obras que fez, talvez a mais importante seja o Mercado Municipal da capital moçambicana, que popularmente chamavam “Bazar de Lourenço Marques” (atual Maputo).

Apesar de inúmeras dificuldades materiais, por ser de família muito pobre, mas com enorme talento artístico matriculou-se na Academia Portuense de Belas Artes, em Arquitetura Civil, em 21 de Outubro de 1889.
Aí frequentou também Escultura, Desenho Histórico e Pintura, tendo sido companheiro de estudos dos que viriam a ser os tão conhecidos aveirenses, arquiteto Jaime Inácio dos Santos e escultor José Maia Romão Júnior,bem com a grande pintora portuguesa Aurélia de Sousa.
Carlos Mendes foi primeiro 2° prémio do concurso “Soares dos Reis”, com um projeto de “invenção de arquitetura civil”.
Foi aluno, ate 31 de Agosto de 1894 da Academia Portuense de Belas Artes e em 1908 no jornal aveirense “Democrata”, oferecia-se como professor de desenho e pintura e projetista de arquitetura.
Convém dizer que desenho do auto de posse da Primeira Comissão Municipal Administrativa Republicana é de sua autoria.
Carlos Mendes foi chefe da repartição das Obras Municipais da Câmara de Aveiro, sendo alvo quer de críticas quer de elogios…
* Série de publicações ‘Personagens que fazem Aveiro’. Artigo publicado em Aveiro na História.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






