
Márcio Correia, candidato à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pelo Partido Socialista, propõe a expansão da linha do Metro do Porto até ao concelho,uma obra que encara como “imperativa para o desenvolvimento do território”.
O vereador informa que manteve uma reunião com Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, durante a qual foi “discutida a viabilidade da ligação do Metro a Santa Maria da Feira”.
Citado em nota de imprensa, Márcio Correia, considera que “a extensão é perfeitamente possível” se houver “vontade” nesse sentido.
Lembrou que após as autárquicas “iniciar-se-á um novo ciclo de decisões políticas sobre investimentos públicos na Área Metropolitana do Porto, o que representa uma oportunidade estratégica para concretizar esta obra estruturante”.
O candidato do PS lembra que “são amplamente reconhecidas, sobretudo pela população, as falhas na oferta de transporte público entre Santa Maria da Feira, Gaia e o Porto”, não sendo “admissível que, atualmente, o concelho tenha apenas uma ligação de autocarro para estas cidade”.
“A rede de transportes públicos não está a responder às necessidades dos seus utilizadores, especialmente num território em crescimento populacional, habitacional e industrial”, alerta.
Assim, a proposta de extensão do Metro é considerada “uma questão de justiça territorial e um investimento no futuro da região”, sendo Santa Maria da Feira um concelho “com forte dinamismo industrial, cultural e turístico, que merece estar integrada nas grandes redes de transporte público”.
A concretização deste projeto permitiria, no entender do candidato, dar “uma resposta eficaz aos problemas de tráfego rodoviário, promoveria a coesão territorial, contribuiria para a redução de emissões de carbono e facilitaria o acesso a serviços, educação e emprego para milhares de pessoas”.
A terminar, Márcio Correia apela às entidades competentes (Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Câmara Municipal do Porto e o Governo) “para que seja iniciado um estudo técnico e financeiro que permita avaliar a viabilidade desta extensão da rede de Metro”.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).
 
                





