
A missão da Caritas Portugal é visível através da Caritas Diocesana de Aveiro, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de natureza canónica, sem fins lucrativos, desde 1983 e fundada há 44 anos, a 2 de dezembro de 1976.
A Caritas Diocesana de Aveiro conta com 56 colaboradores. Ao longo do ano de 2020, acompanhou 1348 das 1600 pessoas que solicitaram o seu auxílio e serviu mais de 1000 refeições, dadas as suas múltiplas valências:
– Atendimento Social de Emergência;
– Centro de Alojamento Temporário para pessoas em situação de Sem Abrigo;
– Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro;
– Acolhimento de Emergência para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica
– Casa Abrigo para Homens Vítimas de Violência Doméstica;
– Centro de Acompanhamento Temporário para Crianças em Risco;
– Creche e Pré-Escolar.
A Caritas Diocesana de Aveiro participa ainda no Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), no Programa Incorpora – programa de inserção sócio laboral e em projetos de capacitação, sensibilização e de prevenção da violência doméstica.
Por decisão do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, a renúncia quaresmal da Diocese de Aveiro será entregue ao Fundo de Emergência Social da Caritas, tal como refere na mensagem que dirigiu ao Diário de Aveiro no dia 24 de fevereiro. Todos podemos contribuir através do NIB 026 907 3600 2093 830 639 5 (Fábrica da Igreja Catedral de Aveiro, Bankinter).
Donativos pelo site www.caritas.pt/snc