
O projeto RODIN, financiado por uma bolsa Synergy do Conselho Europeu de Investigação, no valor de 10 milhões de euros, vai investigar “como as células vivas podem tornar-se as arquitetas dos biomateriais do futuro”, anuncia a Universidade de Aveiro, uma das entidades envolvidas no consórcio que junta ainda o Imperial College London e a Universidade de Lisboa.
“Em vez de os cientistas desenharem materiais para as células, o projeto vai dar às próprias células materiais que estas possam moldar ativamente, registar o que fazem e aprender as regras por detrás desse comportamento. O desafio científico central é compreender como as células remodelam, física e biologicamente, o seu meio envolvente e transformar esse conhecimento em princípios para criar biomateriais mais eficientes e mais próximos dos sistemas vivos”, refere um comunicado.
Continuar para ler artigo do site UA.pt.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






