Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha assinala centenário do final da Grande Guerra

194
Exposição sobre a Primeira Guerra Mundial.

No mês em que se assinala o centenário da assinatura do armistício com a Alemanha, que pôs fim à Grande Guerra iniciada em 1914, a Biblioteca Municipal apresenta uma exposição com fotografias e objetos do primeiro grande conflito mundial.

A inauguração é a 3 de novembro, pelas 17:30.

Várias dezenas de fotografias de época compõem a mostra, a maioria reunidas pela investigadora Adília Fernandes, do acervo particular de José Luís de Lima Garcia, provenientes da Casa Benoliel e do Ministério da Guerra Francês, entre outros. Retratos de combatentes, desfiles militares, embarques de tropas, exercícios de preparação para a guerra e verificação de armas podem ser encontrados nos vários painéis que compõem a exposição.

Algumas das fotografias apresentam militares Albergarienses, gentilmente cedidas por filhos, netos e bisnetos, que as têm guardado nos seus álbuns familiares. Os descendentes também disponibilizaram outros objetos para a mostra da Biblioteca Municipal, como diplomas de combatente, medalhas, munições, cadernetas militares ou correspondência.

A exposição de fotografias e objetos da Grande Guerra está patente até 30 de novembro e pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.