Aveiro recebe conferência para lançar indústria nacional de micro-chips

1311
Micro-chips (imagem genérica).

A cidade de Aveiro vai acolher a 3 de outubro próximo “o primeiro evento português dedicado à microeletrónica e semicondutores”. O encontro é organizado pelo ‘Consórcio da Micro.electronics’ que foi criado com “o objetivo de tornar Portugal como um dos principais players no mercado dos semicondutores”.

“Uma oportunidade única para discutir o futuro deste setor, tão influente e estrutural para a transição digital”, refere a apresentação da conferência internacional, adiantando que Fernando Alfaite, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (PRR), estará presente como keynote speaker.

O ‘Consórcio da Micro.electronics’, formado por 17 parceiros, desde estruturas associativas, a empresas e outras entidades, é uma iniciativa com apoio do PRR no âmbito da Agenda ‘Microeletrónica’, que está enquadrada no esforço europeu de “investir numa estratégia industrial capaz de dar resposta às necessidades de mercado, de modo a não permitir que várias indústrias parem por falta de fornecimento de componentes-chave” como é o caso dos semicondutores.

A União Europeia (UE) está empenhada em criar “uma política de autossuficiência europeia, onde Portugal também pode e deve contribuir” para apoiar o aparecimento de fornecedores alternativos, nomeadamente à China.

Portugal deseja posicionar-se “no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores” que seja capaz de fornecer a Europa e outros países “à escala mundial”, estando disponível um investimento elegível para projetos na ordem dos 67 milhões de euros.

Mais informações em https://events.micro-electronics.eu/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780