
A Câmara de Aveiro adjudicou a elaboração do projeto de reabilitação da ‘Casa de Chá’, um edifício histórico localizado no parque Infante D. Pedro.
A aquisição de serviços tem o valor de 19.900 euros, estando previsto a entrega dos estudos técnicos em 190 dias, um procedimento que antecede o lançamento da obra a concurso público.
Segundo a memória descritiva, “o objectivo da intervenção é a reabilitação estrutural e funcional do edifício”, atendendo à necessidade de “correcção das anomalias construtivas”.
A obra será executada “mantendo as características” do edifício, devendo ficar capaz para “uma utilização mais frequente” das “funções actuais de cada espaço”.
O município avançou com os trabalhos depois de um levantamento de anomalias apresentado em Fevereiro de 2025.
Um dos melhoramentos necessários para pelo “reforço dos elementos estruturais em madeira, adaptados a uma utilização frequente e no cumprimento das normas regulamentares em vigor.”
O parque municipal de Aveiro batizado com o nome Infante D. Pedro e ‘Casa de Chá’, da autoria do Arquiteto aveirense Carlos Mendes, foi inaugurado em 26 de Junho de 1927.
O edifício era o ponto de encontro visitantes do parque com lago, mas também outras funções, como balneário de apoio às atividades desportivas do demolido ringue, junto à entrada pela Avenida Artur Ravara ou dos tenistas do court que também ali existia perto.
A última função da ‘Casa do Chá’ foi servir de sede e sala de ensaio da Associação Musical das Beiras, entretanto transferida para a ‘Casa de Música’, em Aradas.
O presidente da Câmara, Ribau Esteves, admitiu que o edifício depois de recuperado possa albergar associações ou atividades culturais.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).