Aveiro: Portas abertas e muitas atividades no Dia dos Museus

1031
Museu da Cidade, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro assinala o Dia Internacional dos Museus este sábado, dia 18 de maio, com a realização de diferentes ações tendo como tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”.

Neste mesmo dia os Museus de Aveiro estão abertos com entrada livre das 10:00 às 12:30, e a partir das 13:30 de modo não usual prosseguirá pelo período noturno até às 24:00.

No Museu de Aveiro / Santa Joana pelas 15:0 terá lugar “O Futuro das Tradições de Aveiro” com leituras encenadas e recitadas no Coro Alto e no Coro Baixo. Os museus, enquanto parte integrante das suas comunidades, têm um papel incentivador no que respeita ao modo de interpretar e de recordar memórias e tradições utilizando os seus acervos. Este ano a proposta é a de recordar as “Procissões” e as “Tradições de Aveiro” no contexto dos afetos e sentimentos de devoção do povo aveirense.

Convidam-se os aveirenses para lerem alguns trechos e passagens registadas nas obras de Eduardo Cerqueira e de Amadeu de Sousa – guardiões das tradições de Aveiro, guiados por Salomé Ângelo, Escola de Teatro – Sociedade Musical Santa Cecília.

Concertos nas Igrejas das Carmelitas e de Jesus

A Igreja das Carmelitas estará também aberta à visitação, das 10h00 às 12h30 e das 13:30 às 18:00. Sublinha-se o Concerto de Primavera (Guitarra Clássica) pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, pelas 16:30. Trata-se de um concerto que vem sendo realizado todos os anos e nele participam as Classes de Conjunto de Guitarra e os melhores alunos do Conservatório, a solo, envolvendo toda a comunidade guitarrista da escola, alunos e professores.
Às 17h30, na Igreja de Jesus, será promovido o Concerto pela Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília e alunos de canto lírico da professora Olga Dadonova.

Noite Europeia dos Museus

O Museu de Aveiro/Santa Joana apresenta a “Noite dos Museus – Quadros Musicais” das 21:00 às 00:00. Trata-se de uma parceria com o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (CMACG), sendo apresentados diversos momentos musicais em diferentes espaços do museu e sequencialmente (a cada meia hora).
Os visitantes terão ainda a oportunidade de desfrutar de uma visita guiada pelo percurso monumental, exposição permanente e exposições temporárias do Museu, enriquecido pela interpretação de obras musicais.

A performance da aveirense e compositora Diana Combo é um dos momentos altos das comemorações, uma proposta para o Museu da Cidade com “Sons no Museu da Cidade” às 20:00.

No Museu Arte Nova haverá música ao vivo na Casa de Chá com Sara e Rafa, uma animação em articulação com a Casa de Chá.

Publicidade, Serviços & Donativos