Aveiro: PéPedal, um Programa de Mobilidade Escolar Ativa

712
Foto Facebook da Ciclaveiro.
Comercio 780

A Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta lança o PéPedal – Programa de Mobilidade Escolar Ativa com os objetivos de PROMOVER as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e REDUZIR o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro até ao portão da escola.

O programa é lançado pela primeira vez e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA), com o qual a Ciclaveiro tem vindo a colaborar em anos anteriores. A implementação irá decorrer, ao longo do ano letivo, em quatro escolas de primeiro ciclo e pré-escolar: Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz.

Com este programa, a Ciclaveiro e o AEA, cientes dos graves problemas que a inatividade física provoca no desenvolvimento saudável dos alunos e a necessidade de promover a atividade física e a redução do sedentarismo, em particular o infantil, irão trabalhar ao longo do ano o tema da mobilidade ativa na comunidade escolar.

Um dos principais motivos para o aumento do sedentarismo está diretamente relacionado com a forma como nos deslocamos. A dependência do carro tem vindo a aumentar e na mobilidade escolar é notória e preocupante. As crianças chegam à escola sentadas dentro do carro, perdendo a autonomia e a oportunidade de ativarem o corpo, sendo-lhes roubada a possibilidade de caminhar ou pedalar para a escola, conhecendo os percursos casa-escola, convivendo com vizinhos e amigos, desenvolvendo as suas competências físico-motoras, sensoriais e sociais, com todos os benefícios ambientais e sociais associados.

O programa PéPedal da Ciclaveiro foi desenhado segundo o modelo teórico “Gobi”, desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento e irá, ao longo do ano letivo, através de várias iniciativas, sensibilizar, ensinar, incentivar e celebrar coletivamente as conquistas feitas por toda a comunidade escolar.

Ao longo do ano as crianças serão acompanhadas pelo Consultório Médico PéPedal, dinamizado por uma equipa de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) numa pequena consulta de avaliação e sensibilização para a importância da mobilidade ativa.

Os alunos terão também oportunidade para aprender a andar de bicicleta ou melhorar a prática através do programa “Desporto Escolar Sobre Rodas”, um projeto da Direção Geral da Educação, ou na Academia Mini Rodas da Ciclaveiro, aberta a toda a comunidade, que envolve as famílias na aprendizagem.

Vão também ser incentivados a caminharem ou pedalarem para a escola, aderindo aos Comboios Escolares PéPedal, com o apoio e coordenação das associações de pais de cada uma das escolas. Ao aderirem os alunos terão acesso ao Passe Escolar PéPedal para apanharem um dos comboios a pé ou de bicicleta que chegam a cada uma das escolas envolvidas e que lhes dará acesso a um conjunto de benefícios com entidades locais parceiras, consoante o número de viagens que fizerem no “comboio”.

O programa terminará no final do ano letivo, celebrando as conquistas alcançadas coletivamente, com um Ciclo Passeio Escolar envolvendo toda a comunidade escolar.

Toda a informação sobre este programa PéPedal, sobre as iniciativas, sobre as condições e regras de utilização dos comboios e do passe escolar PéPedal pode ser consultada em pepedal.pt.

A página do Agrupamento de Escolas de Aveiro (https://aeaveiro.pt/) irá também disponibilizar informações sobre o projeto e alguns registos das iniciativas dinamizadas nas escolas ao longo deste ano letivo.

A Ciclaveiro vem, mais uma vez, através deste programa, reforçar a importância de trabalhar estes temas desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e de seu importante papel na mudança coletiva.

Ciclaveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.