Aveiro: Passa Um Dia Inesquecível na Veneza de Portugal!

1235
Bairro da Beira Mar, Aveiro.
Comercio 780

Convenientemente localizada entre Lisboa e o Porto, a cidade de Aveiro é a grande joia da coroa da Região Centro de Portugal. Conhecida como a Veneza portuguesa, Aveiro é atravessada pela Ria do Rio Vouga (também conhecida como Ria de Aveiro), o sítio onde nasceu o icónico Moliceiro.

O Moliceiro é uma embarcação típica de Aveiro que era originalmente utilizada para a pesca do moliço (um tipo de planta aquática), mas serve atualmente para fins turísticos—à semelhança do que acontece com a gôndola de Veneza. Ir a Aveiro e não andar de Moliceiro é praticamente um crime, mas existem muitas mais coisas para fazer na cidade dos Ovos Moles… Se queres conhecer Aveiro mais a fundo, mas só tens um dia para aproveitar a cidade, fica com o nosso itinerário de um dia para viajantes:

Manhã

Aproveita a tua viagem desde o início sem carregar malas pesadas. Guarda os teus pertences num depósito de bagagem em Aveiro logo pela manhãzinha para ficares mais à vontade. A seguir, toma o pequeno-almoço no Mercado do Peixe de Aveiro e, caso não tenhas chegado à cidade de comboio, caminha durante alguns minutos para veres os azulejos da Estação de Aveiro.

Estação ferroviária (antiga) de Aveiro.

Depois, já sabes: desloca-te até ao centro da cidade para dares um passeio de Moliceiro. Se estiveres sozinho, é uma ótima desculpa para dar asas à imaginação; se estiveres acompanhado, pode ser uma das experiências mais românticas da tua vida…

Depois da viagem de barco, dá mais um passeio pelo centro histórico de Aveiro para ficares a conhecer alguns dos seus belíssimos edifícios de Arte Nova. Aproveita também para escolher um local para almoçar, já que existem imensos bons restaurantes nesta área. Para uma refeição mais leve, aconselhamos o Bacalhau à Brás.

Tarde

Antes de deixares o centro histórico, aproveita para comprar alguns Ovos Moles—podes comê-los ao longo da tarde sempre que tiveres fome (ou simplesmente apetite). Com estas doçuras no bolso, desloca-te até ao Parque Infante D. Pedro e fica a conhecer um dos jardins mais bonitos do país. O Parque pode não ser muito grande, mas é o lugar perfeito para descansar depois do almoço.

Parque Infante D. Pedro, Aveiro.

Para continuar na senda de passeios agradáveis, aproveita para conhecer o campus da Universidade de Aveiro. Durante o período de aulas, a área junto à Universidade é também uma das mais movimentadas e vibrantes da cidade.

Como a Universidade inspira sempre a aprendizagem, está na altura de passar pelo Museu de Aveiro para aprender um pouco mais sobre a sua história. O Museu de Aveiro está localizado no Convento de Jesus, um edifício por si só digno de uma visita. Lá, podes encontrar uma representação completa de toda a arte aveirense, com destaque para as obras de pintura, talha, escultura, e azulejo.

Se ainda tiveres tempo, dá um salto à Igreja de São Domingos, um dos monumentos essenciais da Região Centro do país. Mas se vires que o sol já se está quase a pôr, é sinal de que está na altura de largar tudo e ir até à famosa Praia da Barra!

Tarde/Noite

A Praia da Costa Nova é uma espécie de pequeno paraíso balnear junto à cidade de Aveiro, com uma praia perfeita para ver o pôr do sol. O bairro que rodeia a praia também é extremamente característico, com pequenas casas listadas que exibem cores vivas que contrastam com o céu azul.

Costa Nova, Ílhavo.

A vizinha Praia da Barra também é o sítio perfeito para tomar uma decisão muito difícil: O que jantar? Enquanto comes mais um Ovo Mole, aproveita para escolher um dos seguintes pratos típicos aveirenses.

    • Caldeirada de enguias: Um guisado de peixe rico e saboroso que é tradicionalmente feito com enguias frescas da Ria de Aveiro, batatas, tomates, cebolas, pimentos, e vários temperos.
    • Arroz de marisco: O arroz de marisco é um prato popular em todo o país, mas cozinhado com especial atenção na cidade de Aveiro. Com acesso a produtos de marisco muito frescos, os chefs aveirenses costumam cozinhar o arroz de marisco com muitos pimentos e camarões.
    • Leitão da Bairrada: Embora não seja exclusivo de Aveiro, o Leitão da Bairrada é uma especialidade regional que podes encontrar em muitos restaurantes da cidade. O chef português Rui Paula, com uma Estrela Michelin, referiu-se mesmo ao Leitão da Bairrada como “o único destino gastronómico do país.

Noite

Depois de uma refeição um pouco mais pesada, nada como uma caminhada pela Ria de Aveiro. Recentemente, a nutricionista Raquel Neto referiu que dar um passeio depois de comer não é bom para a digestão, contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa. Contudo, um passeio pós-jantar é no mínimo ótimo para recuperar a energia!

Canal central, Aveiro.

Energia essa que vai ser necessária para aproveitar a vida noturna aveirense… Em noites de sexta-feira e sábado, os bares da Praça do Peixe enchem-se de gente de todas as idades que se reúne para beber baldes de cerveja ou vinho de qualidade (dependendo da faixa etária).

Curiosidades sobre Aveiro

    • O nome de Aveiro está intrinsecamente ligado à Ria de Aveiro. A palavra “Aveiro” tem origem no termo latino “averius,” que por sua vez tem origem no termo celta “aber,” que significa, segundo a Infopédia, “embocadura de rio.”
    • Apesar de Portugal ser conhecido pelas suas cidades acidentadas, Aveiro é uma cidade excecionalmente plana. Boa notícia para os milhões de turistas estrangeiros que passam por Portugal todos os anos…
    • Aveiro cresceu economicamente devido à expansão da sua indústria de sal. O sal de Aveiro é extremamente húmido, o que faz com que tenha várias aplicações cosméticas. É utilizado na produção de sais de banho, sabões, cremes hidratantes, ou bronzeadores.
    • Para além da produção de sal, Aveiro também foi importantíssima para o desenvolvimento da indústria naval portuguesa. Por esse motivo, a expansão económica da cidade deu-se principalmente a partir do período dos Descobrimentos.

Convencido? Em menos de 24 horas, podes ficar a conhecer a cidade de Aveiro mais profundamente do que alguma vez imaginavas. Aventura-te!

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780