Cais do Porto.

Aveiro surge referenciada no top 3 de um “levantamento inédito sobre a presença profissional de brasileiros no setor tecnológico em Portugal” organizado pela Cais do Porto, ‘hub’ de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras em Portugal, uma iniciativa do Porto Digital do Recife que tem presença na ‘cidade dos canais’.

Artigo relacionado

Aveiro: ‘Brazil Tech Days’ apresenta mais 14 empresas em busca de internacionalização

Os primeiros resultados do ‘Censo Tech Portugal’, com recolha de informações durante a última semana, mostram que Lisboa (28%), Porto (15%) e Aveiro (6%) são “os principais polos de atuação” de profissionais brasileiros na área tecnológica.

A maioria está a residir em Portugal num período entre 3 e 5 anos e 94% já trabalham no país. São Paulo (22%), Rio de Janeiro (17%), Minas Gerais (18%) e Pernambuco (6%) são os Estados de origem mais representados nos cidadãos brasileiros auscultados.

O estudo contou com 54 respostas, permitindo “um retrato inicial do movimento crescente de talentos brasileiros que impulsionam tecnologia, inovação e serviços especializados no país.”

Segundo o comunicado, os dados, que foram recolhidos entre 7 e 14 de novembro, “analisam padrões de migração, áreas de atuação, funções desempenhadas, cidades de residência e principais desafios enfrentados.”

O ‘Censo Tech Portugal’ “permanece aberto e continuará a gerar novos insights à medida que mais profissionais participem e continuará a produzir dados sobre o impacto da comunidade brasileira no setor tecnológico luso-brasileiro”.

  • Entre os que chegaram sem emprego definido, o portal de serviços especializado em emprego LinkedIn foi a porta de entrada para 64%, seguido por “indicações pessoais”;
  • O estudo identifica como atividades mais comuns: Engenheiro de Dados, Analista de Dados e Desenvolvedor em empresas dos setores de consultoria, finanças e saúde;
  • O levantamento refere a utilização de Inteligência Artificial nas empresas e a “presença “relevante de mulheres nas equipas”. Já a “burocracia e falta de transparência aparecem como os principais entraves para abrir negócios em Portugal”.

Discurso direto

“Estes primeiros resultados mostram um movimento consistente de talentos e empresas brasileiras que já fazem parte do motor tecnológico de Portugal. O ‘Censo Tech ‘ajuda-nos a compreender quem são estes profissionais, onde estão, o que os motiva e quais barreiras ainda precisam de ser superadas. É um passo essencial para fortalecer esta comunidade e criar políticas e programas que aproximem ainda mais os ecossistemas de Portugal e do Brasil.” Marcela Valença, Country Operations Manager do Cais do Porto

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).