Aveiro: “Cultura perto de Si” leva teatro às freguesias

786
Red Cloud.
Banner Ol. do Bairro – cultura – 728X90

A Câmara Municipal de Aveiro irá dar início a partir do dia 27 de outubro, domingo, às próximas atividades do programa municipal “Cultura perto de Si” que tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura, bem como criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais.

Assim, serão exibidas duas peças de teatro “Teatro Dom Roberto” pela Red Cloud – Teatro de Marionetas e “Aveiro, Terra de Sal e Mar” (récita) pelo Grupo Cultural e Recreativo da Taipa em algumas localidades do Município de Aveiro. As entradas serão gratuitas.

A récita “Aveiro, Terra de Sal e Mar” vai ter a sua apresentação no dia 27 de outubro, às 16h30, no Centro Cultural de Esgueira e no dia 2 de novembro, às 21h30, no Salão Paroquial de Aradas.

Trata-se de um espetáculo musical sobre as velhas memórias, as tradições culturais e as belas canções de Aveiro, que descrevem as mais antigas vivências enraizadas no imaginário das gentes e da sociedade mais antigas da região, com a exposição de diversos trajes (segundo os diferentes estratos sociais e ofícios ligados a Ria), ainda os pregões e poesias descritivas das antigas práticas da extração do sal das marinhas, da pesca artesanal e da apanha do moliço nos belos canais da Ria de Aveiro.

Em Cacia, no dia 2 de novembro, sábado, às 18h00, será apresentado o “Teatro Dom Roberto”, no Auditório da Junta de Freguesia.

No dia seguinte, 3 de novembro, às 16h30 será a vez de Santa Joana receber esta peça, igualmente no Auditório da Junta de Freguesia. A 10 de novembro, também pelas 16h30, o Centro Social de Requeixo recebe encerramento do circuito cultural pelas várias localidades do Município.

Até meados do século XX era comum encontrarem-se Robertos e as suas coloridas barracas nas ruas, praças, jardins e praias de todo o país. De carácter essencialmente popular e frequentemente ignorada pela maioria dos historiadores e investigadores das artes teatrais, o repertório do teatro de robertos era composto por textos de traição oral, de saber popular, com direito a muito improviso. Crianças a adultos acorriam aos primeiros sons agudos da palheta, prontos a deliciarem-se com os episódios cómicos que aqueles bonecos protagonizavam com ritmo e destreza.

Publicidade, Serviços & Donativos