Aveiro: Crianças e jovens “fotojornalistas” na Redação do Bairro de Santiago

246
Laboratório Cívico de Santiago, Aveiro.

Fotografar o Bairro de Santiago pelo olhar das crianças e jovens que lá habitam é o grande objetivo do projeto “Fotojornalismo na Redação Santiago”, que teve o seu início formal no dia 11 de maio.

Nascido no Laboratório Cívico Santiago, mais do que o contacto com o mundo da fotografia, o projeto quer ver em cada um dos pequenos fotojornalistas agentes de inclusão no maior bairro social de Aveiro, um local onde persistem os desafios por uma plena cidadania.

Até ao dia 7 de junho, foi criada uma campanha de crowfunding para angariar os fundos necessários à operacionalização do “Fotojornalismo na Redação Santiago”. Os 3 mil euros que o projeto quer juntar já estão destinados para 15 máquinas fotográficas descartáveis, para a revelação das imagens e para colocar de pé uma grande exposição final: enormes telas com algumas das melhores fotografias captadas pelos jovens vão ser expostas nas ruas do bairro.

O projeto “Fotojornalismo na redação Santiago” foi uma iniciativa proposta e dinamizada pelo fotojornalista do Público Adriano Miranda no âmbito deste laboratório e consiste na ideia de colocar crianças e jovens a fotografarem o seu bairro como forma de inclusão e valorização social. Pretende-se, ao colocar os jovens a registarem a família, os amigos, as ruas ou os jardins do bairro promover também entre eles o contacto com a fotografia, com alguns conceitos estéticos e plásticos e promover o seu olhar crítico sobre o quotidiano.

No arranque do projeto, os pequenos fotógrafos assistiram a uma sessão com projeção de imagens de fotojornalistas portugueses. Neste momento estão no terreno, a fotografar. Daqui a uns dias analisarão e escolherão as fotografias a figurar na exposição final com data de inauguração a 10 de junho.

Mais informações em https://ppl.pt/santiago e https://www.facebook.com/Fotojornalismsantiago/

Publicidade, Serviços & Donativos