Aveiro: Cidadania Lab organiza festa da comunidade para apresentar resultados de meio ano de atividades

659
Dreamweb 728×90 – Video I

Após nove meses de “atividade cívica intensa”, o Cidadania Lab quer festejar com a comunidade.

Está prestes a terminar o primeiro ciclo de atividades, que inclui 13 encontros participativos – 10 eventos online e 3 eventos presenciais.

A 27 de junho, domingo, será feita a apresentação de resultados durante um encontro para celebrar este exercício pela democracia participativa.

O encontro será às 14:00 no jardim do Cais da Fonte Nova. Confirmação de presenças até ao dia 25 de junho em https://forms.gle/Mn3ZBLJkfcPJgciS6

+ info https://cidadanialab.com/ | https://www.facebook.com/CidadaniaLab

Os seis projetos cívicos que nasceram no Cidadania Lab

1. Passeios e Acessibilidades – “no Bairro do Liceu”. O grupo de cidadãos identificou e registou fotograficamente o que dificulta a mobilidade na zona norte do Bairro do Liceu. Neste sentido, elaborou uma Carta de Compromisso dirigida aos responsáveis públicos, para que possam corrigir os danos e melhorar o planeamento estratégico para a prevenção de anomalias futuras.

2. Eco-Caminhadas – Desenharam e experimentaram um modelo de caminhada, com 33 cidadãos e um representante do poder local, para observação dos recursos da natureza e perceber a valorização destes, num trajeto que passou pelo centro de Esgueira, Sá-Barrocas e Agras.

3. Ambiente e Ecologia – “Aveiro Polinizadora”. Criada e experimentada uma oficina de construção de um abrigo e jardim para insetos polinizadores, uma ação de sensibilização da autarquia e munícipes sobre a importância da biodiversidade nos espaços verdes, e na nossa alimentação, no meio urbano.

4. Cultura em Rede – O grupo de trabalho elaborou um questionário e recolheu junto de 26 organizações culturais dados sobre os desafios que enfrentam.

5. Plataforma Parques de Aveiro – Perante a inexistência de referenciação de parques e jardins no município, o grupo de trabalho criou a Plataforma Parques de Aveiro, um site colaborativo aberto à participação dos cidadãos, com informação útil, inclusive a localização e identificação dos equipamentos.

6. Cuidadores do Bairro – Após se inspirarem e recolherem informação sobre projetos de mediação e envolvimento dos cidadãos, como a Provedoria do Cidadão com Deficiência ou os Tutores de Bairro, o projeto Cuidadores do Bairro serão cidadãos que terão a função de escutar os seus pares, identificar os problemas do bairro e transmiti-los aos responsáveis, assim como serão animadores da vida de bairro ou de freguesia e facilitadores do reforço da democracia de proximidade.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.