Alberto Souto, Aveiro.

“Realista e ousada”. É assim que Alberto Souto qualifica mais uma proposta dominical, desta vez dedicada à ‘Mobilidade – Transportes’.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O candidato do PS aponta a “mobilidade sustentável” como “paradigma” a que importa “dar força” com transportes públicos, adaptando faseadamente os modelos elétricos, sem “descurar as soluções para o presente e o médio prazo”.

Se as concessões, “em geral, melhoraram a oferta”, o cabeça de lista socialista defende que “a intermodalidade com a ferrovia e a fluvial têm de ser asseguradas.”

Assim, nos transportes públicos rodoviários, diz que é necessário “melhorar a oferta” (sobretudo a horas de ponta), nas linhas mais procuradas e freguesias mais periféricas.

Uma das propostas apresentadas passa por “criar uma app intermodal que permita adquirir qualquer bilhete e informar os utentes de horários, incidentes, alternativas”.

Ferrovia e o modelo do Metro do Mondego

Na ferrovia, defende “a possibilidade de a optimizar como linha de passageiros” o ramal do Porto de Aveiro para “retirar milhares de automóveis das praias”, colocar a Linha do Vouga “até o meio urbano de Aveiro” e “conectando” a zona da universidade, mas também um acesso ao estádio municipal.

Relativamente à Linha do Norte, Alberto Souto sugere “avaliar” com a Infraestruturas de Portugal “um serviço suburbano entre Cacia e Quintãs, eventualmente fechando o anel com a linha do Vouga em Ílhavo”.

Preconiza outras medidas, como transporte público alternativo, o chamado Bus Rapid Transit (BRT), a exemplo modelo da Metro do Mondego.

Quanto ao transporte público fluvial para S. Jacinto, “importa corrigir as anomalias do serviço” do ferry, eliminar “o perigo” das escadas de acesso e ativar horários “para melhor servir a população de S. Jacinto.”

Alberto Souto defende que Aveiro poderá adoptar, ainda, transportes autónomos, sem condutor, aproveita o projeto ZTL (Zona Tecnológica Livre), cirando projetos piloto na Avenida Lourenço Peixinho ou no percurso entre a Estação e a Universidade.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.