Arte: Otília Santos expõe em Albergaria-a-Velha

467
"Minha Terra…".
Smartfire 728×90 – 1

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente até ao final do mês de outubro a exposição “Minha Terra…” de Otília Santos.

No conjunto de trabalhos expostos, a artista plástica exprime o conceito e a intenção de retorno às origens, à terra que a viu nascer.

“Esta exposição, de carácter intimista, pretende homenagear os meus pais, antes de mais, e todos os meus antepassados que nasceram em Albergaria-a-Velha”, refere Otília Santos.

A residir em Vila Nova de Gaia há muitos anos, a artista não esquece as suas raízes e recorre à imagem da árvore como elemento interconector para expressar as ligações dos familiares. “As origens dos desenhos que apresento são as formas orgânicas, recolhidas da própria terra – barro, madeira, papel, são as matérias apropriadas na conceptualização em trabalhos bi e tridimensionais”, explica.

Otília Santos nasceu em Albergaria-a-Velha e licenciou-se em Artes Plásticas, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Sempre procurou conciliar a atividade de artista plástica com a de professora do ensino secundário, entregando-se a ambas com toda a dedicação. Um problema de saúde levou-a a deixar a docência e, desde então, têm-se empenhado na área artística, realizando mais exposições individuais e participando em inúmeras coletivas.

A exposição” Minha Terra…” pode ser visitada até 31 de outubro, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.