Foto Facebook Aroucageopark.

Arouca vai receber de 27 a 30 de maio de 2026 o I Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo a Associação Geoparque Arouca (AGA), estarão presentes “representantes de Geoparques, territórios aspirantes a Geoparques, especialistas, investigadores, decisores políticos e parceiros institucionais dos países de língua portuguesa.”

“Um marco histórico no espaço da CPLP e assume-se como um momento de encontro, cooperação e reflexão estratégica, sobre o papel dos Geoparques no desenvolvimento sustentável dos territórios”, acrescenta a nota de imprensa.

A fórum terá debates sobre “temas centrais para o presente e o futuro dos Geoparques, nomeadamente o património geológico e as estratégias de geoconservação, o desenvolvimento territorial sustentável e a governação local, o envolvimento das comunidades, o turismo sustentável, bem como a comunicação, educação e ciência em Geoparques, e os desafios e oportunidades para a criação de Geoparques no espaço da CPLP.”

A organização assumida em parceria pela AGA, município de Arouca, Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO e Rede de Geoparques da CPLP, conta com “o apoio institucional e financeiro do Turismo de Portugal”

  • Nos dias 27 e 28 de maio, o programa inclui sessões em sala, painéis temáticos e mesas-redondas, que decorrem na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, com a participação de representantes de Geoparques Mundiais da UNESCO de Portugal, do Brasil e de outros países da CPLP interessados na criação de novos Geoparques (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor);
  • Os dias 29 e 30 de maio são dedicados a saídas de campo no Arouca Geopark, “que permitem um contacto direto com o seu património natural e cultural, reconhecido internacionalmente.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).