
No passado sábado, dia 6 de setembro, o Museu Marítimo de Ílhavo foi palco da cerimónia de entrega de distinções da segunda edição do “Prémio Municipal de Arquitetura António Sarrico”.
Na edição 2025 foram consideradas as intervenções concluídas no biénio 2023-2024, que resultaram numa pré-seleção de 16 obras, a partir da qual se distinguiu um vencedor e duas menções honrosas.
O vencedor da presente edição foi António Figueiredo, do Atelier Espaço Objecto – Arquitectura & Design, com um projeto de reabilitação e ampliação na Praia da Costa Nova do Prado, que se situa na Calçada Arrais Ançã e se prolonga até à Av. da Bela Vista. O arquiteto agradeceu ao Município de Ílhavo a iniciativa, afirmando que “esta obra não teria sido possível se não estivesse perante uma equipa que tem trabalhado comigo há muitos anos”, acrescentando que “vamos continuar a trabalhar para ganhar mais prémios”.
As menções honrosas foram atribuídas a Maria João Fradinho Ribeiro, do atelier Frari – Architecture Network, e a João Tiago Aguiar, do atelier João Tiago Aguiar, arquitetos, pelas obras de reabilitação da Casa dos Anos 40, na Rua Dr. Samuel Maia, em Ílhavo, e de requalificação e ampliação de uma moradia na Av. José Estêvão, na Praia da Costa Nova do Prado, respetivamente.
As distinções foram atribuídas aos autores de projeto de arquitetura, aos donos de obra e aos representantes das entidades executantes.
Na abertura da cerimónia, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Diogo Semedo, afirmou que “após uma primeira edição que teve a projeção desejada e que foi motivo de entusiasmo para os vários autores de projeto, o Prémio de Arquitetura confirma a sua importância no panorama da valorização da arquitetura enquanto arte e marco importante na paisagem.”
Sobre o patrono António Sarrico, que marcou presença na cerimónia e cuja vida e obra foram apresentadas em palco pelo arquiteto Nuno Maia, João Diogo Semedo destacou a sua presença, com 97 anos de idade, e sublinhou o ilhavense enquanto “figura à frente do seu tempo”, que merece ser lembrado e enaltecido.
A cerimónia contou ainda com a presença dos membros do júri, responsáveis pela avaliação e atribuição de prémios, nomeadamente Diana Belo Novo, da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos, e Carla Rodrigues, em representação da Delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, entidades às quais foram entregues notas de agradecimento.
No encerramento da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, destacou todo o processo de atribuição dos prémios e o mérito das obras premiadas.
Câmara de Ílhavo
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).