Anadia: Museu do Vinho recebe novas exposições temporárias

392
Museu do Vinho da Bairrada.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, tem patente ao público, a partir das 16h00, deste sábado, 18 de junho, quatro novas exposições temporárias que poderão ser visitadas até 31 de outubro.

Com o propósito de reforçar a promoção e a divulgação do projeto de Arte Urbana “DEZA6 Estórias de uma História”, dinamizado pelo Município de Anadia, o Museu do Vinho Bairrada apresenta agora uma exposição alusiva a esta temática que inclui a apresentação videográfica / making of dos trabalhos desenvolvidos pelo coletivo dos 12 artistas plásticos que estiveram envolvidos no projeto e a dinamização de dois trabalhos inéditos em telas de grande dimensão, sobre a temática do “Vinho e da Vinha”, trazendo deste modo a concetualidade desta arte de rua para dentro do espaço museológico, dando-lhe uma nova dimensão expositiva.

Com esta exposição pretende-se mostrar ao público o testemunho de todos estes trabalhos artísticos desenvolvidos, através de apresentação multimédia das obras e o processo de criação das mesmas, dando assim uma visão conjunta do projeto, reforçando-se também a promoção e maior divulgação deste roteiro expositivo. Será apresentada, pela primeira vez, uma pintura sobre tela que foi criada especificamente para este espaço museológico, da autoria dos artistas plásticos Pedro d’Oliveira, Carlos Amaral, Sandra Ferro e António Conceição. Em conjunto com esta pintura, será projetado um filme com imagens de todos os Murais, bem como imagens dos trabalhos de execução dos mesmos.

Este novo núcleo expositivo de caráter temporário, no seguimento do que o Museu tem vindo a fazer desde a sua inauguração, apresentará, em simultâneo, diversas e distintas linguagens plásticas e estéticas para, deste modo, ir ao encontro da diversidade de públicos que nos visitam.
Além desta exposição referente ao roteiro de murais, será ainda dada a conhecer uma seleção das melhores fotografias da coleção do Museu sobre “A Arte da Tanoaria”, da autoria de José Fangueiro, bem como uma seleção de ilustrações de “Arte Digital”, da autoria de Rui Duarte.

Este núcleo expositivo, apresentará também duas grandes pinturas em tela, no formato de mural (5 x 2 metros), elaboradas por um dos mais conceituados e reconhecidos artistas nacionais, António Conceição. Este prestigiado artista plástico, de origem cabo-verdiana, e residente em Vagos, iniciou sua colaboração com o Município de Anadia, na elaboração do fantástico mural de homenagem ao Eng. Tavares da Silva, que embeleza a sala de restauração do Museu do Vinho Bairrada. O autor também participou em alguns murais que foram elaborados para o Município de Anadia, nomeadamente nas localidades de São Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro e Moita.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.