CAsa da Alameda. Albergaria-A-Velha (foto Google Maps).

O centenário edifício da Casa da Alameda, no centro de Albergaria-a-Velha, que foi adquirido em janeiro deste ano, vai albergar o posto de turismo e um novo espaço expositivo municipal.

Segundo um comunicado, a abertura deste equipamento de promoção da História e do património locais acontece a 27 de setembro, pelas 11:00, com a apresentação da Exposição “O Fio da História”.

“Reunindo, num único lugar, alguns dos objetos que vão integrar o futuro Museu Municipal, a primeira exposição da Casa Alameda pretende ser mais do que um simples percurso cronológico; visa aproximar a comunidade das suas raízes, evidenciando como cada vestígio do passado constitui os alicerces para o futuro”, refere a edilidade.

A exposição “O Fio da História” retrata uma “viagem pela memória coletiva do território” de Albergaria-A-Velha “e das suas gentes, da Pré-História à Modernidade.

O percurso expositivo guia o visitante por momentos-chave da identidade local, desde o período Neolítico – que as escavações no Monte de São Julião trouxeram à luz – até à consolidação da era das grandes indústrias, onde a Alba é uma referência a nível nacional.

A reabertura da Casa Alameda, agora com novas funções, será um momento de celebração, de partilha e de convite à população, para participar ativamente na construção do futuro museu.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).