'Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego' de Albergaria-A-Velha.

A Câmara de Albergaria-A-Velha selecionou um novo conjunto de projetos empresariais para beneficiarem de apoios municipais.

A 10.ª edição do ‘Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego’ contou com 16 candidaturas que mereceram a análise do júri constituído por representantes do município, da SEMA – Associação Empresarial e, ainda, da AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro..

A autarquia vai apoiar o desenvolvimento das nove ideias de negócio selecionadas no concelho, que poderão aceder a diversos incentivos e serviços.

As atividades dizem respeito a áreas tão diversas como as artes manuais, as atividades de aventura, a estética, a restauração, as novas tecnologias, a alimentação, a mobilidade suave ou o comércio de máquinas.

A Câmara tem vindo a “incentivar a criação do próprio emprego no município”, apoiando empreendedores que desejam investir ou formalizar uma ideia de negócio. Uma forma de incrementar “o desenvolvimento da economia local e a criação de condições para a empregabilidade”.

Ao longo das suas 10 edições, o ‘Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego’ recebeu 178 candidaturas, tendo apoiado 106 projetos.

As empresas criaram perto de 150 postos de trabalho, registando uma faturação aproximada de 7 milhões de euros. Quanto ao volume de exportação, ultrapassou, em 2023, 1,5 milhões de euros. A taxa de sobrevivência dos projetos apoiados é de 94,5%.

O programa prevê a atribuição de uma bolsa de incentivo, concretizada através de um subsídio anual, não reembolsável, no montante de 3000 euros e de um apoio à contratação de serviços externos (contabilidade, design, artes gráficas, consultoria financeira) no valor de 1000 euros.

Os empreendedores podem candidatar-sem ainda, a um espaço na Incubadora de Empresas, espaço que integra a RNI – Portugal Incubators, uma rede nacional desenvolvida pela Startup Portugal e que pretende ser o elo de ligação da comunidade de incubação.

  • A incubadora municipal conta com 35 empresas incubadas, quer de forma física, quer de forma virtual, totalizando 64 postos de trabalho;
  • Em 2023, as empresas incubadas registaram um volume de exportação de quase 850 mil euros. Salienta-se que, entre setembro e dezembro, a Incubadora de Empresas irá dinamizar o Programa de Aceleração 2.0. dirigido aos empreendedores locais.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).