Albergaria-A-Velha lançou Agenda Municipal da Educação

645
Agenda Municipal de Educação de Albergaria-A-Velha.

O Município de Albergaria-a-Velha acaba de lançar a Agenda Municipal da Educação 2019/2020, um guia anual que reúne as atividades de complemento letivo, enriquecimento curricular e apoio à família a serem desenvolvidas no Concelho.

Além das já habituais ações de atividade física, promoção da leitura, música, cidadania ou empreendedorismo, o Município vai dar especial atenção, este ano letivo, às iniciativas nas áreas do ambiente, tecnologia e desenvolvimento de competências emocionais.

Num mundo em que os recursos naturais estão sob pressão, Albergaria-a-Velha quer fazer parte da mudança para um planeta mais sustentável para todas as pessoas. Assim, ao longo do ano escolar, propõe várias iniciativas de sensibilização para a poupança da água, para a mobilidade sustentável (em especial o uso da bicicleta) e para a preservação do meio ambiente. Neste último caso, é de salientar a ação A Natureza é mesmo para todos, que propõe a partilha de conhecimentos práticos sobre a fauna a flora junto de crianças portadoras de deficiência a partir dos três anos.

Na área da tecnologia, continuam as sessões de Ciência e Astronomia na Escola e o Kids Media Lab (pensamento computacional e robótica no pré-escolar). A acrescentar a estas duas atividades, vão começar a circular, pelas salas do 1.º ciclo, laboratórios de aprendizagem móveis (Portable Learning Labs), que permitem o contacto com ambientes educativos de futuro, com novas ferramentas de aprendizagem. Destaca-se, ainda, o projeto Tech@School, que visa sensibilizar jovens estudantes para as profissões nas áreas das tecnologias da informação, comunicações e eletrónica.

De forma transversal nas diferentes áreas de conhecimento, o Município quer trabalhar as competências emocionais desde o pré-escolar, tais como a regulação de comportamentos, a concentração e o foco, a relação interpessoal, o respeito pelos outros e o controlo da ansiedade.

Ao longo dos anos, e fruto da articulação e avaliação conjunta com os Agrupamentos de Escolas, a Agenda Municipal da Educação tem vindo a ser enriquecida com atividades que se entendem ser uma mais-valia para o Projeto Educativo da comunidade. Sendo uma oferta dirigida aos diferentes níveis e ciclos de ensino, as atividades são facultativas, cabendo aos educadores e professores, escolherem as que mais se adequam ao seu grupo ou turma.

A vertente da ação social escolar da Agenda Municipal de Educação continua a ser um apoio importante para muitas famílias, permitindo que os seus filhos tenham melhor acesso à Escola e a um desenvolvimento integral e saudável, diminuindo desigualdades sociais, premiando o esforço dos que atingem níveis de mérito, incentivando a participação em experiências de ensino superior e de ocupação de tempos livres em férias.

Publicidade, Serviços & Donativos