
Os Pioneiros – Associação de Pais de Mourisca do Vouga, em Águeda, avançou com um projeto de construção de ‘Habitação Colaborativa’ na Quinta do Capitão Mor.
A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com sede na União das Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga lançou a concurso público uma empreitada que prevê erguer 16 habitações.
O valor do preço base do procedimento é de 915.000 euros.
A construção, que beneficia de apoios comunitários através de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um prazo de execução de 270 dias.
O projeto dá continuidade à chamada ‘Aldeia Sénior’, numa ampla mancha verde contígua à atual sede da associação.
Além das novas habitações colaborativas individuais, destinadas a cerca de três dezenas de residentes, a empreitada engloba as respetivas áreas de apoio.
As casas térreas serão integradas “num modelo comunitário, com foco na autonomia, inclusão social e bem-estar de pessoas idosas e/ou com mobilidade condicionada”, mantendo “uma relação funcional direta com o edifício sede da associação”.
As áreas de apoio comuns possuem sala de convívio, instalações sanitárias, lavandaria e zonas de circulação.
O projeto inclui um parque de estacionamento com 10 lugares de uso comum, incluindo 1 lugar reservado a pessoas com mobilidade reduzida.
As habitações são em regime de moradias geminadas, estando destinadas a alojamento de idosos com alguma autonomia, como forma de promover “o envelhecimento ativo e a vida comunitária”, mediante um apoio mínimo para viver autonomamente, partilhando alguns serviços comunitários.
“Atualmente existem oito habitações. O projeto é construir mais 16 habitações. E ao mesmo tempo obter a legalização das atuais e quadramento na habitação colaborativa”, explicou Carlos Pinheiro, presidente de Os Pioneiros.
Artigo relacionado
“Aldeia” social em Águeda permite a idosos viverem com autonomia
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






