A Câmara de Águeda, através do AgitLab (programa de residências artísticas promovido pelo município), desafia quem quiser para integrar um projeto criativo internacional de pintura corporal, que será apresentado no AgitÁgueda – Art Festival 2025. O convite assume duas formas: comunidade para partilhar histórias das suas vivências em Águeda; e participação como modelos e bailarinos.
O projeto, concebido pela artista Vilija Vitkute (bicampeã mundial de bodypainting) em colaboração com a coreógrafa Małgorzata Suś, parte de histórias reais da população de Águeda para criar uma performance única onde o corpo se transforma em tela e expressão artística viva.
O município desafia, assim, a comunidade aguedense a relatar e partilhar as suas histórias, relacionadas com lugares especiais, tradições locais, experiências vividas ou pessoas que marcaram o percurso do concelho e região. Histórias e memórias que podem ser relatadas, até dia 15 de junho, por escrito, em formato áudio ou vídeo para [email protected].
É com base nestas histórias, pessoais e únicas, que as artistas vão criar um espetáculo visual que promete surpreender. Intitulado “Onde os mundos se encontram”, este é um projeto em formato de residência artística, onde a cidade se torna um palco vivo e espaço de diálogo entre a arte e a sociedade.
Neste sentido, surge a segunda parte desta convocatória, com o Município a desafiar o público a participar ainda como modelo e bailarino desta performance, que irá acontecer nos dias 5 e 6 de julho. As artistas procuram entre 10 a 12 pessoas (com mais de 18 anos), de qualquer género, residentes em Águeda ou arredores, com alguma experiência em movimento e conforto com a exposição do seu corpo, uma vez que vai ser usado como tela.
Os interessados em participar deverão enviar a sua candidatura, até dia 15 de junho, para [email protected]. Os ensaios decorrerão entre os dias 27 de junho e 6 de julho, no Parque Municipal de Alta Vila, com horários ajustados à disponibilidade dos participantes.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






