
A ADICO, empresa com sede em Avanca, Estarreja, forneceu mobiliário metálico para o projeto de recuperação urbana ‘Re/Turning Gunsan’, na Coreia do Sul, vencedor de vários prémios áreas da arquitetura, cultura e design no ano passado.
A intervenção abrangeu a reabilitação de um conjunto de edifícios antigos da zona portuária de Gunsan, que foi muito utilizado aquando da ocupação japonesa para exportação de arroz.
O projeto Re/Turning Gunsan reativou estruturas existentes e devolvendo-lhes um papel ativo na vida contemporânea da cidade, com a ADICO a ser requisitada para equipar alguns dos espaços públicos com o seu mobiliário em ferro.
- Em concreto, a empresa foi selecionada, em conjunto com a GREYX, parceira da marca na Coreia do Sul, para fornecimento de exemplares da ‘Cadeira Portuguesa’, atendendo à necessidade de assegurar durabilidade em ambientes exteriores, bem como garantir harmonia de design e cor no contexto arquitetónico;
- Após a sua inauguração, o projeto foi destacado num artigo especial da edição de setembro de 2025 da revista SPACE, considerada uma das mais prestigiadas publicações de arquitetura da Coreia do Sul, que também evidencia a integração da ‘Cadeira Portuguesa’ nos diferentes espaços do projeto.
Discurso direto
“Integrar um projeto como o Re/Turning Gunsan, reconhecido pela sua qualidade arquitetónica e impacto urbano, é particularmente significativo para a ADICO. Este projeto demonstra como o mobiliário pode contribuir de forma discreta, mas essencial, para a experiência do espaço, respeitando o contexto, o uso coletivo e a durabilidade exigida” – Miguel Carvalho, CEO da ADICO.
A ADICO é a empresa mais antiga em Portugal no setor do mobiliário metálico e uma das mais antigas na Europa. Líder destacada no seu setor de atividade está presente em mais de 30 países, tais como, Espanha, França, Suécia, Suíça, Malta, Bélgica, Itália, Coreia do Sul e EUA.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






