
Depois de Paris, a ADICO apresenta no Porto e em Lisboa a reedição da ‘Cadeira Peninsular’, considerada “uma peça icónica do design português”, da autoria de Daciano da Costa.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A iniciativa “marca mais um capítulo da parceria” entre a empresa de mobiliário metálico de Avanca, Estarreja, com o gabinete Daciano da Costa para “a recuperação e valorização de peças históricas do design português, com vista à sua reinterpretação no contexto contemporâneo.”
Estão agendadas apresentações a 22 de maio, na INAIN Interior Design, no Porto, e a 29 de maio, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa).
Concebida originalmente nos anos 80, a Cadeira Peninsular distingue-se pela sua sobriedade geométrica, equilíbrio estrutural e versatilidade, afirmando-se como um testemunho da visão moderna e intemporal de Daciano da Costa.
Desenhada por Daciano da Costa em 1983 para o Grande Casino Peninsular da Figueira da Foz, a ‘Cadeira Peninsular’ é considerada “um ícone do design português moderno, marcada pela elegância, funcionalidade e sobriedade formal”.
A reedição feita pela ADICO preserva o desenho original, “integrando materiais e técnicas contemporâneas que reforçam a sua durabilidade e sustentabilidade.”
Com estrutura em inox e assento e encosto estofados a veludo 100% algodão, está disponível em várias cores e pensada para ambientes diversos — do doméstico ao profissional. O seu conforto, versatilidade e ergonomia tornam-na uma peça atual e intemporal.
Daciano da Costa ((1930–2005)) é “uma figura central do design português do século XX”, tendo sido pioneiro numa abordagem multidisciplinar que cruzou design de mobiliário, interiores e arquitetura. Deixou um vasto legado em projetos emblemáticos como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Hotel Altis, o Centro Cultural de Belém ou a Casa da Música. O seu trabalho conjuga modernidade, funcionalidade e um profundo respeito pelo contexto cultural, consolidando-se como uma referência incontornável no design nacional.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.