A história do Rio Uíma contada às crianças

345
“O meu nome é Uíma”.

Uma paixão pelos rios que resultou num livro, escrito pela autora Gracinda Sousa e desenvolvido pelo Município de Santa Maria da Feira, que será lançado no dia 16 de março, às 17:00, na Biblioteca Municipal.

O projeto ‘Diário de um Rio Apaixonado’ apresenta o Rio Uíma desde o seu nascimento, dando a conhecer a biodiversidade local e deixando uma mensagem de consciência ambiental para os mais novos.

“O meu nome é Uíma”, começa a história de ‘Diário de um Rio Apaixonado’, que será lançado no dia 16 de março, às 17h00, na Biblioteca Municipal. Um livro para “ver com os olhos e as mãos” repleto de personagens que “seguem e sentem o trajeto do rio”. O objetivo é um “mergulho na onda mágica desta encantadora narrativa e seguir pelo rio fora, desde a nascente até à foz”, como diz Emídio Sousa, presidente da Autarquia feirense, num especial convite para as crianças, público-alvo da obra.

Uma oportunidade, surgida da paixão da escritora Gracinda Sousa, para observar a riqueza da biodiversidade da flora e fauna do Rio Uíma, ficando a conhecer espécies como a borboleta pavão-diurno, o lagarto-de-água, o guarda-rios, a boga-do-norte, entre tantos outros. Nascido num lugar chamado Duas Igrejas, em Romariz, o Rio Uíma faz o seu percurso, entre animais e árvores, terminando numa mensagem que apela: “Nunca se esqueçam de amar os rios”.

Uma ferramenta que, além da sua natureza lúdica, tem também uma forte componente pedagógica, científica e de partilha de conhecimentos sobre os ecossistemas ribeirinhos, promovendo assim uma maior consciência ambiental. Destinada ao público infantil, o trabalho conjunto da escritora com a equipa do Município de Santa Maria da Feira é abrilhantado pelas ilustrações do reconhecido designer feirense Paulo Marcelo.

Maria Gracinda Coelho de Sousa é autora de várias obras na área da literatura para a infância, versando temáticas tão diversificadas como a educação ambiental, património histórico e identitário, questões socioeducativas e de diversidade cultural; além de dois livros de poesia e um romance. Natural de Fiães, é professora aposentada de Língua Portuguesa e Francesa, licenciada em Filologia Românica e Mestre em Ciências da Educação e Diversidade Cultural, com curso de Especialização em Administração Escolar.

Publicidade, Serviços & Donativos