GNR (SEPNA).

A GNR levou a cabo uma operação de combate à captura ilegal de aves selvagens, no concelho de Ovar.

No decorrer da ação, elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) “fiscalizaram áreas referenciadas pela prática desta atividade, tendo detetado três locais de captura de aves selvagens, onde a captura era feita com recurso a redes, vulgarmente conhecidas como ‘palmas’, a dispositivos eletrónicos de reprodução de som, assim como, a utilização de aves da espécie pintassilgo, utilizados como chamariz”.

Segundo a GNR, “foram resgatados sete pintassilgos, que foram entregues ao Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, assim como apreendidos vários instrumentos utilizados na referida atividade e dois velocípedes”.

O pintassilgo (Carduelis carduelis), lembra a Guarda, é uma ave protegida pela legislação nacional e europeia e pela Convenção de Berna, sendo proibida a sua captura. Uma prática que “pode constituir crime de dano contra a natureza, punível com pena de prisão até cinco anos ou com pena de multa até 600 dias.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.

Montra Online NotíciasdeAveiro.pt

Consulte as oportunidades (artigos e serviços).

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).